Nesta quarta-feira (03), por volta das 06h00 da manhã, uma equipe da Força Tática do 20° BPM/PMPI e do efetivo do GPM de Acauã, efetuaram a prisão do foragido da Justiça do Piauí (Comarca de Paulistana), José Teófilo Lima, vulgo Zé Preto de Teófilo, por força de Mandado de Prisão pela prática do crime de tentativa de homicídio no ano de 2004.
Tudo se deu após o Serviço de Inteligência do 20° BPM ter colhido a informação de que um foragido da Justiça de Paulistana teria vindo comemorar as festas de fim de ano com sua família na localidade Triunfo, município de Afrânio /PE.
Com isso, foi desencadeada uma operação para tentar prender o foragido que estaria na casa de uma irmã naquela localidade. Na primeira investida, por volta das 06h00 da manhã, na casa da irmã, os policiais militares não lograram êxito, pois ele teria se evadido antes mesmo de o dia amanhecer, tendo sido encontrado sua bolsa com roupas, sapato e uma lona debaixo de uma árvore no quintal da residência, onde ele supostamente teria passado a noite.
A equipe começou a procurar rastros ao redor da casa. Ao se deparar com algumas pegadas, iniciou-se o rastreamento, e, por volta das 07h00 da manhã, já em solo piauiense, José Teófilo foi localizado na casa de um primo na localidade Tanque de Cima, município de Acauã/PI, aproximadamente a uma distância de 3 km da casa da irmã.
Durante esse período que passou foragido ele escapou diversas vezes das investidas policiais pois tinha o hábito de não dormir dentro de casa para facilitar sua fuga.
Ele foi encaminhado para a 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paulistana para os procedimentos de praxe.