O CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos realiza na tarde de hoje (24) um levantamento dos principais focos atrativos de aves em Teresina, para compor um plano de risco aviário brasileiro que será enviado a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.
A equipe do CENIPA - regional Nordeste, composta pelo Ten. Castelo e Sgt Geilson, juntamento com o coordenador de segurança do aeroporto de Teresina, Marcílio, sobrevoam regiões da capital, no helicoptéro da Polícia Militar do Piauí, pilotado pelo Ten Cel Gomes, que auxilia na vistoria.
Segundo o Ten Castelo, foram mapeadas algumas regiões próximas ao aeroporto, as que circundam o aterro sanitário, as lagoas na região norte, uma area próxima a curva São Paulo e a vizinha cidade de Timon-MA, que são pontos criticos de incidência de aves, principalmente urubus, possíveis causadores de acidentes aéreos.
O CENIPA realiza uma Recomendação de Segurança Operacional (RSO) que é uma ação, ou conjunto de ações, dirigida a um determinado órgão e referente a uma circunstância específica, formulada e emitida com o objetivo de eliminar ou controlar uma situação de risco para a segurança de passageiros e tripulantes.
Redação e Fotografia: Sd PM Nadjha