Na quinta-feira (30.11.2017) o Programa Educacional de Resistência às Drogas sob a coordenação da Major Elizete formou 400 novos alunos na cidade de Bom Jesus. O evento de formatura foi prestigiado pelo Comandante Geral da PMPI CEL Carlos Augusto.
Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:
1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- PROERD para 5º ano do ensino fundamental,
3- PROERD para 7º ano do ensino fundamental,
4- PROERD para Pais/Responsáveis.
A Soldada Denise instrutora do PROERD em Bom Jesus menciona que vem se desenvolvendo o projeto há 02 anos no município: “No 1º ano formamos 365 alunos do currículo kids e neste 2º ano estamos formando 400 alunos que são alunos do 5º ano do município e o Pelotão Mirim coordenado pelo Capitão Saraiva com 60 alunos, afastando essas crianças das drogas e da violência.” O Programa conta com diversas aulas, o currículo é muito extenso: “Temos aulas de ética, cidadania, combate ao bullying, ordem unida, instruções militares”, relata a instrutora.
A formanda Maria Cecília que estuda na Unidade Escolar Aracy Lustosa que participa a um ano e meio do Proerd, conta que antes de ingressar no programa falava ”palavrão” e agora só diz coisas boas, melhorou seu desempenho na escola e que estimula seus amigos a virem para o Projeto.