O 18º BPM localizado em Água Branca, no início do mês de novembro, realizou uma reunião visando à organização de uma operação das festividades de fim de ano nomeada de Médio Parnaíba Seguro.
Serão contempladas todas as cidades que fazem parte do batalhão.
Segundo o Major Lacerda, Comandante do batalhão, no encontro ficou estabelecido um plano de ação que se estenderá até o dia 02 de janeiro, no qual equipes policiais de reforço farão abordagens e blitz em diversos pontos das cidades. Essas ações serão sempre coordenadas por um CPU (oficial responsável pelo comando da operação).
Com a otimização dos recursos materiais e humanas e um planejamento estratégico essas ações visam garantir a segurança da população que escolherem o Médio Parnaíba para passar o fim de ano.
Conforme o Major, o objetivo é garantir a segurança da população nas compras de fim de ano.
O trabalho da Polícia Militar no período inclui barreiras policiais nas grandes avenidas e demais vias de grande fluxo; abordagens a pessoas e demais veículos; e instalação de barreiras policiais a procura de veículos roubados e condutores irregulares.
Ele ressalta que essas operações não irão prejudicar o policiamento de rotina, uma vez que serão compostas por policiais de reforço que irão somar com o policiamento ostensivo.
Ontem foi dado início a operação que teve o Tenente Lopes Filho como CPU, que juntamente com a Força Tática de Água Branca, equipe Tática do BPRE e apoio dos policiais dos GPMs, realizaram abordagens e blitz que ao final contabilizaram 67 carros verificados, 110 pessoas abordadas e 62 motos.
O Major destaca como positivo o primeiro dia de operação, e orienta que o cidadão tenha atenção redobrada com seus pertences na hora das compras e mantenha bolsas e carteiras na parte da frontal do corpo.
Muitas pessoas utilizam mochilas, bolsas e acessórios nas costas e são os alvos mais fáceis dos suspeitos. Com alguns cuidados, a população pode ajudar a diminuir os registros de roubos.