A PMPI através do CPE/BOPE está realizando o I COESP (Curso de Operações Especiais).
O curso iniciou com 43 alunos e hoje apenas possui 11 alunos, 07 da PMPI e 04 de outras coirmãs.
Os alunos ingressam nesta etapa nos módulos externos com instruções nas Polícias Militares do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
Essa fase corresponde à fase técnica do COESP, na qual os alunos terão instruções voltadas para o atendimento de ocorrências com explosivos, mergulho autônomo, atirador policial de precisão, operações envolvendo aeronaves, contraterrorismo, montanha, paraquedismo e intervenções táticas em estruturas tubulares - aeronaves, trens e ônibus - bem como operações e sobrevivência em área de caatinga.
Atualmente o curso conta com instruções de ações antibomba e contra-bomba em Brasília-DF, numa das melhores escolas de técnico explosivista do Brasil.
Eles tiveram instruções de técnicas de busca preventiva no Estádio de Futebol Mané Garrincha, na localização de objetos suspeitos em locais de grandes eventos e também de defesa pessoal e combate corpo-a-corpo. Na ocasião tiveram aulas com o integrante do UFC, Paulo Tiago, que compõe a Unidade do BOPE PMDF.