De 9 a 11 de outubro o Hospital da Polícia Militar realizou diversas atividades em homenagem ao dia do fisioterapeuta, comemorado no dia 13 de outubro.
Pensando no reconhecimento e na valorização profissional foi a primeira Semana do Fisioterapeuta realizada no HPM que começou no dia 9 com um curso de anatomia palpatória, ministrado pela Dra Seania Santos, curso esse voltado para os acadêmicos e profissionais de fisioterapia. O encerramento no dia 11 foi com uma manhã de palestras sobre distúrbios do sono, com o médico Dr Cícero Alves e com a fisioterapeuta Dra Daisy Ikeda.
A palestra sobre distúrbios do sono abordou problemas que podem comprometer a qualidade de vida e em alguns casos leva o indivíduo ate a morte, os distúrbios do sono sob o ponto de vista fisioterapêutico relaciona-se a necessidade de alguns pacientes precisarem de aparelhos específicos para ter uma noite de sono com qualidade.
A fisioterapia do hospital apresenta dois serviços: o hospitalar e o ambulatorial que atende em média cerca de 2.000 pacientes por mês e na área hospitalar há pacientes internados realizando pré e pós- operatório imediato e na fisioterapia ambulatorial trata-se de patologias a áreas relacionadas a trauma-ortopedia como bursite, tendinites, artrose hérnia de disco e outras disfunções relacionadas a trauma ortopedia, além de atendimentos alternativos como o RPG e o Dry Needling.
Segundo a Sargento Paula, Coordenadora do setor de fisioterapia do HPM, atualmente o HPM conta com cerca de 20 (vinte) profissionais, e esse evento “visa valorizar essa classe que é tão importante para a reintegração do indivíduo na sociedade”, destaca a Coordenadora.
Postagem: SAV Kleyzzy
Fotos: Jardenya Bezerra