É na concretização da troca de experiências, através das atividades complementares de qualquer capacitação ou treinamento, que o aspecto doutrinário é cada vez mais construído e consolidado, pelo aprendizado mútuo entre as Instituições e cursos, fortalecendo os laços que nos une enquanto homens de Choque.
Foi nesse sentido, que no último final de semana, mais especificamente entre os dias 08 e 10 de setembro, que os alunos e parte da Coordenação do 3º Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Piauí foram até ao Estado do Ceará realizar intercâmbio doutrinário e operacional através de uma visita técnica ao Batalhão de Choque da Polícia Militar daquele Estado.
Dentre as atividades elaboradas e desenvolvidas pelo BPCHOQUE/PMCE, organizadas pelo Major PMCE F. Holanda e sua equipe, tivemos palestras sobre o histórico e funcionamento da Unidade de Choque da PMCE, onde foram apresentadas suas ações e seu emprego enquanto tropa de Choque, bem como, as outras modalidades de policiamento desenvolvidas pelo batalhão, que vão desde o patrulhamento urbano, realizado pelo Comando Tático Motorizado (COTAM), as Operações Especiais, realizadas pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), as Ações com Cães (CANIL) e ainda as ações desenvolvidas no sertão pelo Comando Tático Rural (COTAR). Ainda dentro da programação, os Alunos do 3º COPC/PMPI tiveram contato em dinâmicas junto ao Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC) que está em andamento no BPCHOQUE/PMCE, onde foram realizadas práticas e vivências relativas aos conteúdos ministrados nos cursos em tela.
No calendário de atividades da visita técnica do 3º COPC/PMPI ao Batalhão de Choque da PMCE, os alunos tiveram ainda, instruções teóricas e práticas envolvendo o carro-choque Humaitá (Centurion), travessia entre os molhes costeiros (espigões) em mar aberto na altura do aterro da praia de Iracema, visita técnica e emprego real na partida de futebol entre o Fortaleza e o Moto Clube do Maranhão pela série C, realizada na Arena Castelão (Estádio Plácido Castelo), visita ao Centro de Ensino da Segurança Pública do Estado, a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), dentre outros.
A importância que estas Atividades Complementares possuem, concretizadas pela viagem realizada e visita técnica pelos alunos do 3º Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Piauí, é um dos instrumentos privilegiados no desenvolvimento do futuro Operador de Choque. Esta dimensão do currículo visa a concretização de saberes e práticas através de atividades e projetos multidisciplinares, a articulação curso-aluno-meio e a formação pessoal e coletiva dos Alunos.
Com informações: Coordenação do 3º COPC/PMPI