A cidade de Simplício Mendes comemorou na manhã desse domingo, 03, a implantação do projeto Pelotão Mirim. A festa foi coroada com a inauguração da reforma, pela Polícia Militar, do ginásio poliesportivo após destinação, do prédio abandonado, ao projeto pela Secretaria de Educação do Estado. O Comandante Geral da PM, Coronel Carlos Augusto, autoridades municipais e familiares prestigiaram o evento.
O Pelotão Mirim de Simplício Mendes recebeu o nome de Subtenente Eloi Pereira, em homenagem ao policial militar, morto na cidade durante o serviço, na década de 90. O projeto organizado pela 2ª Companhia da PMPI, comandada pelo Tenente Cardoso, tem à frente como instrutoras as Soldados Thayanne e Cristina, que realizam atividades, nessa primeira turma de multiplicadores, com mais de 50 mirins.
A solenidade iniciou com o hasteamento da Bandeira Nacional e corte da faixa de inauguração da reforma do ginásio poliesportivo Áureo Carvalho, agora sede do projeto. Em seguida, os alunos dos pelotões mirins cantaram com vibração a Canção da Polícia Militar do Piauí e os padrinhos e madrinhas fizeram a aposição do nome de guerra na farda dos alunos.
Foram homenageados com o certificado de Amigo do Pelotão Mirim o empresário Francisco Sales e as instrutoras civis Fabíola e Darliane, além do Sargento Gilvan, instrutor do Pelotão Mirim da cidade de Floresta, do Soldado Carneiro, instrutor do Pelotão Mirim da cidade de Socorro do Piauí e das Soldados Thayanne e Cristina, instrutoras dos pelotões de Simplício Mendes e Paes Landim, que receberam menções honrosas.
Se fizeram presentes ainda à solenidade, o Comandante do Policiamento do Semiárido, TC Rodrigues, o Coordenador Estadual dos Pelotões Mirins, Capitão Saraiva, o Comandante da 2ª Companhia da PM, Tenente Cardoso, o Prefeito de Simplício Mendes, Dr. Heli Moura Fé, o Prefeito de Floresta do Piauí, Amilton Rodrigues, o Prefeito de Isaias Coelho, Dr. Francisco Eudes, o Prefeito de Paes Landim, Carlos Alberto Marques, do representante do Deputado Francis Lopes, José Lopes, dos Vereadores de Simplício Mendes, Wellington Leal e Valtemberg Veloso, além dos alunos e familiares dos Pelotões Mirins de Paes Landim, Floresta e Socorro do Piauí.
A 2ª CIA/14º BPM - Simplício Mendes
A instalação da 2ª Companhia da PM em Simplício Mendes, pertencente ao 14º Batalhão de Oeiras, foi um dos primeiros atos no início do Comando do Coronel Carlos Augusto, em 24 de janeiro de 2015, e teve durante esses mais de dois anos de criação, um reforço significativo em seu efetivo e no incremento de recursos materiais, como viaturas, armamentos, equipamentos de proteção individual e formação e implantação de uma Força Tática.
A Companhia de Simplício Mendes comandada, desde sua fundação, pelo Tenente Cardoso é responsável por oito municípios em seu entorno (Bela Vista do Piauí, Campinas, Floresta do Piauí, Paes Landim, Socorro do Piauí, Conceição do Canindé, Isaias Coelho e São Miguel do Fidalgo).
Cada cidade conta com um GPM, Grupamento Policial Militar, que receberam nos últimos anos novas instalações ou reformas, além de reforço no efetivo e viaturas. A sede da Companhia em Simplício Mendes recebeu um terreno da prefeitura da cidade, a título de doação, em fevereiro desde ano, para a construção de um novo prédio, que já encontra com obras avançadas e conclusão prevista para o próximo mês de novembro.