Já se passaram cerca de 35 dias do III Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Piauí – III COPC/2017. O curso começou no dia 26 de julho deste ano com o total de 56 alunos e, hoje, conta com 29, que passaram por várias instruções rigorosas, necessárias na preparação dos profissionais para os desafios enfrentados durante as ações de Controle de Distúrbios.
Segundo o Major Kleber Bezerra, coordenador do III COPC/2017, durante esse processo de formação e capacitação no Controle de Distúrbios Civis, os alunos receberam instruções de várias disciplinas, para as quais nós convidamos alguns instrutores de outras polícias militares do Brasil, com o intuito de fazer o intercâmbio de conhecimento entre as instituições coirmãs. “Já vieram instrutores da Polícia Mineira, da Polícia do Rio Grande do Norte, de São Paulo e, agora, estamos com um membro da Polícia Militar do estado do Pará, que está ministrando Táticas de CDC”, enfatizou o Major, se referindo ao Capitão Matos, do BPCHOQUE da Polícia Militar do Pará, que esteve, ontem (31), ministrando instrução de Táticas de Controle de Distúrbios Civis aos alunos do curso na sede do BPRONE.
Para concluir o curso, será feito um teste final com os alunos, que é como chamam as simulações. “São eventos que nós programamos que se assemelham ao máximo à realidade das situações a que eles serão submetidos no enfrentamento de distúrbios civis” completou o Major Kleber.
Ele informou, ainda, que está agendada, para o próximo dia 05 de setembro, uma palestra sobre Tecnologias não Letais, ministrada pelo Tenente-Coronel da Reserva Ricardo Soares, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que é representante da Empresa Condor, especializada neste tipo de tecnologia. A palestra será aberta a todos os policiais militares que se interessarem pelo tema.
Texto e Fotos: Cabo PM Larissa