Dando continuidade ao calendário de cursos de capacitação da PMPI previstos para 2017, ocorreu, na manhã de hoje (26), a solenidade de abertura do III Curso de Operações de Choque – III COC/2017 – no auditório do Quartel do Comando Geral.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, reafirmou, na ocasião, a intenção da atual gestão de nivelar os conhecimentos dos policiais da corporação, pois esses treinamentos constantes salvam vidas, tanto dos próprios policiais quanto dos cidadãos civis. Ele parabenizou os alunos e enfatizou o compromisso de continuar qualificando a tropa para melhor servir a sociedade piauiense.
O Secretário de Segurança Pública, Capitão Fábio Abreu, reforçou a importância de continuar qualificando e que os policiais militares do Piauí continuem transmitindo os conhecimentos adquiridos aonde chegarem.
Além do Coronel Carlos Augusto e do Capitão Fábio Abreu, também compuseram a mesa de honra o Subcomandante Geral, Coronel Lindomar, o Comandante do Policiamento Metropolitano II, Coronel Paulo de Tarso, a Coordenadora de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos, Tenente-Coronel Júlia Beatriz, e o Vereador Joaquim do Arroz.
A solenidade foi acompanhada pelo Quinteto de Metais da Banda de Música da PMPI.
Aula Inaugural do III Curso de Operações de Choque
O Tenente-Coronel Sousa Filho, Comandante do Policiamento Especializado (CPE), apresentou, aos 56 alunos do III COC/2017, na aula inaugural do curso, palestra com o tema “Histórico, criação e evolução da tropa de choque no Piauí”.
“Esse é o início de mais uma etapa na especialização em Operações de Choque, que perdurará por mais 50 dias de atividades para formar especialistas em Controle de Distúrbios Civis. Dentre as várias disciplinas, todas elas vão buscar capacitar esses profissionais no trato com manifestações sociais, com reintegrações de posse, com rebeliões. Todos esses profissionais vão sair capacitados tanto para operar como também para conversar e negociar dentro dessas situações de distúrbios civis”, explica o Tenente-Coronel.
O Comandante do CPE informou, ainda, que a capacitação conta com a participação de policiais de outros estados, como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e até de outros países, como o Paraguai, além de profissionais de outras áreas da segurança pública, como agentes penitenciários e guardas municipais. Para ele, o fato de ser um curso bastante procurado enaltece o nome da corporação.
Os instrutores e coordenadores do curso também estão muito bem preparados para repassar os conhecimentos. “Os instrutores são todos profissionais formados e especializados em Controle de Distúrbios Civis e em Operações de Choque. Também contamos com a ajuda de profissionais vindos de São Paulo, Minas Gerais, Pará, ou seja, todos irmanados em capacitar os nossos policiais militares”, completou Sousa Filho.
Após a conclusão da aula inaugural, o Major Newmarcos, Comandante do BPRONE e Choque 02 do Piauí, pediu autorização para dar início às instruções do curso ao Tenente-Coronel Sousa Filho, o Choque 01 do Piauí. Após autorizado, realizou o ato simbólico de entrega do “Elmo Espartano” ao xerife do III COC/2017, dando início, oficialmente, ao curso.
Texto: Cabo Larissa
Fotos: Sargento F. Carvalho