Ronda Cidadão reduz indices de criminalidade no Mocambinho
11/02/2011 - 00:13:00
Ronda reduz criminalidade no Mocambinho e região
Combater, principalmente, delitos de menor potencial ostensivo. Esse é o objetivo do Programa Ronda Cidadão, que atua na capital desde julho de 2010. No bairro Mocambinho, as reduções na criminalidade já atingem percentuais elevados, com uma diminuição de 69% no número de agressões domésticas e 75% no número de roubos a comércio. Esses dados são referentes ao comparativo entre os meses de dezembro e janeiro.
Contando com duas viaturas móveis e uma viatura de apoio ostensivo, 44 policiais cobrem ocorrências, realizam visitas comunitárias e fazem rondas diárias na região do Mocambinho e adjacências. “A população já está ciente da nossa presença no bairro e tem respondido bastante ao nosso serviço. Recebemos mais de 30 ligações diárias, através do nosso telefone fixo aqui do Mocambinho, sem contar as ocorrências oriundas da Central de Operações da Polícia (Copom), no número 190”, afirma o tenente Carlos Rodrigues, um dos responsáveis pelo Ronda Cidadão no bairro.
Dentre os delitos, os campeões de ocorrência, de acordo com o tenente Carlos, são perturbação do sossego alheio, violência doméstica e pequenos furtos. Em menor número, estão a repreensão de entorpecentes e apreensão de armas brancas e de fogo.
Para Herberte de Sousa, morador e dono de um mercadinho há 13 anos, no Mocambinho, a presença do Ronda Cidadão melhorou substancialmente a segurança da população. “Fico mais tranquilo em manter o mercado aberto até mais tarde, pois vejo sempre uma viatura pelas ruas. Graças a Deus nunca precisei fazer nenhum registro de ocorrência, mas vários amigos já usaram os serviços e confirmaram que os policiais chegaram rapidamente ao local”.
De acordo com o coordenador do Ronda Cidadão, coronel Sá Júnior, até o fim de março a zona Norte irá receber mais 5 viaturas e 50 policiais a fim de estender o policiamento por mais cinco módulos na região. “São policiais recém-formados e que passam atualmente por um processo de treinamento. Só na zona Norte, são 25 bairros e uma estimativa de 140.000 habitantes. Com o novo contingente iremos atender desde o bairro Aeroporto até a zona D do Mocambinho”, assegura.
Fonte: CCOM
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br