Vale ressaltar que, devida à adequação técnica no programa de inscrição, a TAXA de participação foi alterada para um valor único, ou seja, R$ 33,00 (trinta e tres) reais, por isso a organização espera a compreensão dos atletas no que se refere a esta mudança.
O Coronel Ferreira Filho, um dos organizadores, convida a todos a participarem. "Aguardamos todos(as) no dia 25 de junho, domingo, para fazermos uma grande festa do circuito de rua de Teresina", completa.
O evento será no dia 25 de junho de 2017, dia do aniversário da Polícia Militar do Piauí, sendo uma das atividades comemorativas da data.
A homenagem ao atleta Sargento PM Henrique
Segundo o Coronel Silva Ramos, que também faz parte da comissão organizadora da Corrida, o nome Sargento Manoel Henrique Rodrigues foi escolhido para a Prova porque ele foi o principal atleta nessa modalidade de corrida de fundo da Polícia Militar na história do Piauí. O praça foi destaque das provas de 1.000 e 5.000 metros por um bom tempo, não só no Piauí como em outros Estados, como Ceará, Pernambuco e Maranhão. Ele representou também a Polícia Militar do Piauí na Corrida de São Silvestre mais de uma vez. Na primeira vez em que participou, trouxe a medalha de 54° colocado, sendo que, até aquele momento, o Piauí tinha uma classificação bem inferior.
Além disso, o Sargento Henrique foi recordista piauiense das provas de 400, 800 e 1.500 metros, além das de 4 por 400 metros. O destaque maior foi no Troféu Norte-Nordeste, em que ele quebrou o recorde em duas provas na mesma competição: 800 e 1.500 metros.
Na foto ao lado, podemos ver o Sargento Henrique em ação durante uma corrida. Dos três corredores, ele é o primeiro, da esquerda para a direita.
“Então, ele era um atleta que, além de ser disciplinado, desde que o conheci como soldado lá em Picos, era muito talentoso. Lamentavelmente, quando a gente se preparava para participar da competição, a nível nacional, entre as polícias militares, ele sofreu uma pancreatite, que o levou a óbito, mas ficou um legado muito grande para a Polícia Militar. Até mesmo às vésperas do período de internação dele, quando a gente estava treinando, ele tinha a boa vontade de participar e não pode”, relembra o Coronel Silva Ramos.
Quem conheceu o Policial homenageado acreditava que ele, com os índices que apresentava nos últimos treinos, estaria no pódio nas três provas de que participaria (800, 1.500 e 10.000 metros, em que ele mais se destacava). Todo esse histórico é a razão maior da homenagem justa ao falecido Sargento Henrique.
Texto: Cabo Larissa
DCOM