A partir da manhã de hoje (11), estão acontecendo, no Hospital da Polícia Militar, atividades alusivas à Semana da Enfermagem, que coincide com as datas dedicadas a três profissionais, que são o Enfermeiro (12), Assistente Social (15) e o Técnico em Enfermagem (20).
Segundo o Coronel Adersino, Diretor Geral do HPM, esses profissionais são muito importantes, assim como os demais colaboradores, pois lidam diretamente com os pacientes todos os dias. “É o momento em que o Hospital presta uma homenagem a esses profissionais, porque, sem eles, o hospital não existiria. Eles realmente fazem o trabalho acontecer, por isso a homenagem é merecida”, conclui o Coronel. O Tenente-Coronel Floriano, Diretor Administrativo do hospital, também esteve presente na abertura do evento.
Aproveitando a data, o Núcleo de Segurança do Paciente está promovendo dois dias de palestras, com o objetivo de difundir o tema “Paciente Seguro no Hospital da Polícia”. Esta é uma oportunidade de reflexão sobre como está sendo feito esse processo e como os profissionais estão trabalhando a segurança do paciente no hospital.
“A gente está tentando, aos poucos, envolver todos os colaboradores do hospital, juntamente com o paciente e o acompanhante, tentando passar para eles a segurança que o hospital favorece desde o momento da admissão até a alta. Nós trabalhamos respaldados por RDCs e portarias. A gente tem o apoio da gestão geral administrativa e dos setores multidisciplinares. O nosso projeto é realizar e implantar essas seis metas de forma segura, envolvendo todos esses setores, para que a segurança do paciente realmente aconteça”, informa a enfermeira Socorro Mafalda, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HPM. As etapas a que ela se refere dizem respeito aos aspectos da Segurança do Paciente necessários para a certificação do hospital.
Nesses dias, serão envolvidos funcionários, alunos de faculdades de medicina, os colaboradores e a população, para que entendam a importância do tema. Para isso, serão apresentadas palestras. Hoje, será abordada a meta 1, Identificação do Paciente, que será trabalhada pelo Serviço Social. Depois, a Farmácia vai mostrar como trabalha a Medicação Segura, que é a meta 3. Amanhã, será apresentada a meta 5, que é a Higienização das Mãos. Também serão abordados outros temas, como Relacionamento Interpessoal e Comunicação Efetiva.
Projeto de Certificação em Segurança do Paciente
Segundo a enfermeira Socorro Mafalda, o Hospital da Polícia Militar está em processo de certificação, projeto trazido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Para isso, profissionais de lá, como médicos, farmacêuticos e nutricionistas, visitam mensalmente o HPM para orientar o Núcleo de Segurança do Paciente, por meio de consultoria, colhendo periodicamente relatórios sobre como as atividades estão sendo desenvolvidas.
Essa estratégia é executada a partir de seis metas, que estão sendo, pausadamente, implantadas no HPM. Após o período de um ano, o Hospital da PM receberá o certificado.
As metas estão enumeradas na foto ao lado.
Texto: Cabo Larissa
Fotos: Sargento F. Carvalho