Os Capitães que estão frequentando o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública – CEGSP/2017 – assistiram a uma importante palestra na manhã de ontem na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
A Auditora de Controle Externo do TCE-PI, Maria Valéria Santos Leal, apresentou palestra com o tema “Atuação dos Tribunais de Contas no Exercício do Controle Externo à Luz da Constituição Federal de 1988”. Durante sua apresentação, ela demonstrou ter um cabedal de conhecimentos incrível e grande domínio do assunto, além de manifestar cordialidade ao colocar o Tribunal de portas abertas para quaisquer necessidades dos policiais, tanto na qualidade de gestores como de cidadãos que queiram procurar o TCE. Também foram abordados os instrumentos de transparência, bem como a própria Lei da Transparência.
A aula marcou o encerramento da disciplina Administração Financeira e Orçamentária do CEGSP/2017, ministrada pela Major Socorro Farias, que externou grande satisfação com os conhecimentos repassados aos alunos e acredita que os objetivos tenham sido alcançados com a disciplina. “Esta foi uma oportunidade única para os alunos que estão se especializando em gestão de segurança pública, porque, em breve, eles serão comandantes de unidades e serão ordenadores de despesas. Então os alunos terem o entendimento do papel constitucional do Tribunal de Contas é essencial para que eles desenvolvam as atividades no que diz respeito a orçamento e a gerenciar os recursos públicos de maneira proba, de uma maneira correta, adotando as práticas que devam adotar, conforme a lei e todo o arcabouço jurídico, para não incorrerem em algum tipo de impropriedade”, enfatizou a instrutora.
Ainda segundo a Major Socorro Farias, a palestra foi muito proveitosa, pois os alunos interagiram com a palestrante e puderam ter acesso a informações e conhecimentos relevantes. “Atualizar os conhecimentos é sempre importante na formação do policial”, concluiu a Major.
Texto: Cabo Larissa
DCOM