Solenidade de abertura do I Curso de Operações RONE
O Batalhão de Policiamento Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), subordinado ao Comando de Policiamento especializado (CPE), deu início, na semana passada, ao I Curso de Operações RONE. No último dia 12 (quarta-feira), ocorreu, no auditório do Quartel do Comando Geral, Solenidade de Abertura do I COR, com a presença de autoridades, coordenadores, instrutores e alunos do curso.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, esteve presente e reforçou a intenção de continuar pondo em prática os cursos previstos para este ano. “Nós concluímos agora o curso de choque da cavalaria, e estamos iniciando hoje essa capacitação com o efetivo da RONE e com vários batalhões do interior também, e esse calendário vai continuar por todo o período de 2017. Nós temos 500 alunos no Curso de Formação de Sargentos, concluímos agora 700 no Curso de Formação de Cabos, temos 55 Subtenentes fazendo o CHO e 54 Capitães fazendo o CEGSP. Isso faz parte de um calendário não só de formação, mas também de capacitação de toda a tropa”, concluiu o Comandante.
Também esteve presente na solenidade o Secretário de Segurança, Capitão Fábio Abreu, que ressaltou a importância de os profissionais estarem capacitados, qualificados e motivados, dentro do que realmente prescreve a doutrina em termos de atendimento, pois quem colhe os bons resultados é a sociedade.
Após a solenidade, foi servido um café da manhã aos presentes.
Aula inaugural do I COR: troca de experiências com unidades coirmãs
Após a solenidade de abertura, alunos, coordenadores e instrutores do I COR se dirigiram ao auditório do Hospital da Polícia Militar, onde assistiram à aula inaugural. Na ocasião, participaram de palestra ministrada pelo 1° Tenente Pery, oficial da Polícia Militar de Minas Gerais e integrante da ROTAM (Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas), que abordou o tema Radiopatrulhamento Tático no combate ao crime organizado e no que ele é inserido dentro das estratégias de segurança pública do estado.
“Nós pretendemos aqui repassar para os alunos conhecimentos sobre Radiopatrulhamento: técnicas, táticas, alguns modelos que nós usamos em Minas Gerais e no Batalhão ROTAM. Essa é uma oportunidade muito grande, porque se muda os estados, mas geralmente os problemas são os mesmos, então, para a gente enfrentar esses problemas e dar uma resposta adequada, é muito importante a gente ter esse intercâmbio, copiar boas operações, boas doutrinas, e a nossa intenção é essa: passar o que nós temos de bom e também pegar aquilo que o Piauí tem de bom para a Polícia Militar de Minas Gerais’, ressaltou o Tenente Pery.
A importância da capacitação e treinamento trazidos pelo I COR
O I Curso de Operações RONE terá duração de 60 dias, com carga horária de 560 h/a. Segundo o Aluno CFS Assis, lotado no BPRONE e um dos sete coordenadores do curso, a equipe é formada por três oficiais e quatro praças, e o grupo de instrutores possui, além de policiais piauienses, também instrutores de Polícias Militares de outros estados: PMBA, PMDF, PMMG, PMMA, PMPR e PMRN. No total, foram 50 policiais inscritos, sendo 2 dois deles da Polícia Civil e os demais militares.
Para o Major New Marcos, Comandante do BPRONE, o objetivo do curso é “formar técnicos em abordagem policial militar, atualizar os conhecimentos que o nosso pessoal de RONE já tem, divulgar para aqueles que ainda não têm esse conhecimento e fortalecer essa doutrina, para que a gente possa, daí por diante, ter uma equipe bem mais profissional nas ruas, com resultados satisfatórios tanto para o Comando da Polícia Militar e para o Comando do Batalhão, assim como também para nossa comunidade”.
Segundo os Capitães do BPRONE Mota e Marconi, que também fazem parte da equipe de coordenadores, o curso de operações RONE foi desenvolvido pra ser realizado por meio de aulas práticas e teóricas, formatado dentro da realidade do estado do Piauí e do Batalhão RONE.
Para que isso fosse feito, a Polícia Militar do Piauí, juntamente com o Secretário de Segurança Fábio Abreu, enviou um grupo de militares, dentre os quais oficiais e praças, para fazer cursos fora do estado. “Nós fomos buscar conhecimento na Polícia Militar do DF, na área de patrulhamento, na Polícia Militar da Bahia, que também tem um know-how muito grande aqui na região nordeste, e na Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Formamos 10 policiais nesses locais, vislumbramos um curso de formação mista entre oficiais e praças, além de policiais civis que são convidados”, completou o Capitão Marconi.
O trabalho do BPRONE na transmissão de conhecimento dentro da PMPI
Os policiais do Batalhão de Policiamento Rondas Ostensivas de Natureza Especial, além de atuarem operacional e diuturnamente em todo o estado do Piauí, também desempenham papel importante como instrutores e monitores de disciplinas operacionais nos diversos cursos e treinamentos realizados pela PMPI. “A unidade RONE, além de ser uma unidade especializada nas ruas, ela também atua como uma unidade divulgadora de novos conhecimentos. Passam anualmente por nós quase todas as unidades de área em treinamentos, capacitações. A gente quer que toda a Polícia Militar siga um padrão e que a gente alcance a melhor qualidade possível”, pontua o Major New Marcos, Comandante do Batalhão.
Para o Capitão Marconi, a expectativa é aumentar a quantidade de policiais aptos a multiplicarem os conhecimentos adquiridos no I COR. “Nós temos a melhor expectativa possível para que a gente forme a primeira turma de cursados em operações RONE do estado do Piauí, e, futuramente, que eles possam ser multiplicadores, porque nós não queremos policiais unicamente na função de operação: nós queremos policiais que operem e que transmitam conhecimento posteriormente”, completa.
Texto: Cabo Larissa
Fotos: Sargento F. Carvalho e Cabo Larissa