Policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) assistiram, na manhã de hoje (10), à palestra com tema “Atuação da Polícia Ambiental na Fiscalização Ambiental do Bioma Pantanal: os benefícios para a sociedade e para o meio ambiente”, ministrada pelo 1° Tenente PMMS Diego, comandante da 2ª Companhia do 15° Batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, localizado na cidade de Corumbá-MS.
Segundo o palestrante, que tem vários anos dedicados à polícia militar ambiental e vasta experiência não só no bioma pantanal, mas também em autuações (aplicações de multas contra crimes e infrações ambientais), a troca de informações entre polícias ambientais já é praxe em cursos de cunho nacional. “O nosso objetivo é difundir as características do bioma pantanal, bem como a importância de sua preservação no cenário nacional e até internacional, como é conhecido mundialmente. A gente pretende com isso promover a troca de experiências entre as polícias militares ambientais. Aqui, a gente aproveita para passar experiências e também colher um pouco de conhecimento”, completa o Tenente Diego.
Para o Capitão Davi, do BPA, essas capacitações visam implementar não só melhorias nas ações da unidade, mas também trazer conhecimentos, informações e simbiose com outras polícias ambientais do Brasil. Segundo ele, “O nosso objetivo, através da P-3 do BPA e juntamente com as determinações do Comandante Geral, é ampliar essa política de ensino e instrução. Muitos não sabem, mas o bioma pantanal é parecido com o nosso, pois pode-se dizer que se trata de um cerrado alagado, e nós temos aqui um bioma muito e vasto e rico, que é o cerrado”.
Texto: Cb Larissa
Fotos: Sgt F. Carvalho
DCOM - PMPI