Profissionais de saúde do Hospital da Polícia Militar (HPM) visitaram o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) para aplicar vacinas contra a febre amarela no efetivo na manhã da última quinta-feira (06).
Segundo a Capitã Cássia, do BPA, os policiais da unidade estão mais expostos à doença devido às atividades específicas desse tipo policiamento. “Em virtude do nosso trabalho diário de estarmos em contato, em algumas ocorrências, com primatas não humanos, saguis, macacos, houve essa necessidade da prevenção quanto ao nosso efetivo com a vacina da febre amarela. Apesar de não estarmos numa área que se diga em alerta, a prevenção sempre é bem vinda”, reforça a Capitã.
O objetivo dessa vacinação contra febre amarela é imunizar as pessoas que ainda não tomaram as doses que devem ser tomadas: a primeira dose quando criança e a segunda depois de adulto, informa Elvira, técnica em enfermagem do HPM. “Aquelas pessoas que têm contato com zonas de mata, mesmo que em áreas urbanas, têm que ter a prevenção contra a febre amarela, por que o mosquito transmissor é o Aedes Aegypti, o mesmo que transmite outras doenças como dengue, zica e chicungunha”, completa a técnica.
Texto: Cb Larissa
Fotos: Sgt F. Carvalho