Mais de 80 crianças foram formadas hoje (10) pelo PROERD – Programa de Resistência às Drogas e a Violência, na Fundação Bradesco, no bairro Dirceu. Receberam o certificado do curso nesta manhã numa festa animada com participação do corpo docente da instituição, representantes da Polícia Militar e familiares dos formandos. À noite 40 crianças serão diplomadas.
Os alunos durante o segundo semestre deste ano, receberam 10 lições com temas como o alcool, maconha, cigarro etc, noções das consequências do uso, a importância da amizade e como enfrentar e se defender a estímulos ao uso de drogas lícitas e ilicitas.
Durante o curso, as crianças foram estimuladas de forma lúdica a estabelecer um compromisso de se manter longe das drogas. Quatro crianças foram premiadas após um Concurso de Redação, onde as melhores redações foram lidas na solenidade. Dona Rosa mãe da aluna Milena (10 anos), uma das premiadas, lembrou da empolgação da filha com o Programa e mencionou o modelo de decisão tomado por ela, e afirma que a filha está “vacinada”.
A Diretora da escola, Márcia Maria Sobreira Soares, lembra da parceria de sete anos da instituição com a PMPI, onde a primeira turma foi formada em 2003 na Fundação Bradesco. “Os alunos contam aos país como são as aulas e é nessa idade que despertam a curiosidade, pois muitos convivem com a realidade das drogas próxima de sua casa, muitos podem se tornar vulneráveis. O PROERD chama atenção e mostra como reagir” disse a diretora.
O PROERD já formou mais de 25 mil crianças em todo o Brasil. É um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
Na Policia Militar do Piaui, o PROERD funciona no Quartel do Comando Geral, Avenida Higino Cunha nº1750, bairro Ilhotas, e tem como Coordenador Estadual Major Baltazar.
Redação: Sd PM Nadjha