No ano de 2016 foi um ano marcado por grandes acontecimentos em todo país, bem como também em todo nosso Estado. A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), concluiu seus trabalhos com comprometimento e responsabilidade concernentes a sua competência para a manutenção de um trânsito seguro. Nessa passagem de ano, foi deslocado efetivo de veraneio para a cidade de Luís Correia, por solicitação do Comando de Policiamento Litoral Meio Norte, Coronel Márcio e autorização do Excelentíssimo Senhor Coronel PM Carlos Augusto. Portanto, foram deslocados 22 policiais militares da CIPTRAN para a cidade de Luís Correia, que tinha a missão de diminuir o número de acidentes, nesse período de confraternização de passagem de ano, através da intensificação das blitzen.
Blitzen realizadas em Parnaíba e Luís Correia dias 28, 29 e 31 em conjunto com outros órgãos como Escola Piauiense de Trânsito do DETRAN, Secretaria de Saúde, Batalhão de Policia Rodoviária Estadual (BPRE) e Policia Rodoviária Federal (PRF) e Pelotão de Trânsito de Parnaíba (PPTRAN).
Além dessas blitzen acima citadas, eram realizadas dentro da orla da praia de Atalaia e Coqueiro operações sucessivas, tipo cerco, para inibir os quadriciclos, com apoio irrestrito do Batalhão de Policia Ambiental (BPA), que culminou com a remoção de 13 quadriciclos. Pois bem, é proibido conduzi-lo na orla marítima, bem como para conduzi-lo ele deve ser registrado e licenciado no DETRAN, o condutor e passageiro devem usar capacete e também ainda o primeiro ser habilitado na categoria “B”. O BPA em conjunto com a CIPTRAN também atuou e autuou na coibição da poluição sonora, pois hoje além do crime ambiental quando constatado, é também infração de trânsito quando há a perturbação do sossego público. Foram autuados ainda 11 veículos por circularem na orla marítima no dia 30 e 31 de dezembro no horário noturno, as alegações dos condutores sempre na maioria das vezes eram as mesmas, não tinham conhecimento que era proibido, mesmo estando regulamentado por placas nos principais acessos à praia.
Na cidade de Luís Correia fechamos o réveillon sem registro de nenhum acidente na área urbana e na capital fechamos o dia 30, 31/12/2016 e a madrugada do dia 01 de janeiro de 2017, com o registro de 13 acidentes de trânsito, nenhum com vítima fatal. Tivemos três prisões de condutores de veículos automotores com sintomas de embriaguez, todos constatados através de exames clínicos.
Por fim, as nossas ações tinham como primordial importância coibir o excesso de velocidade bem como a condução de veículos automotores por pessoas que tivessem ingerido bebida alcoólica, visando dessa forma a diminuição do número de acidentes. Além da fiscalização do uso obrigatório dos equipamentos de segurança.
A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) deseja um Feliz Ano Novo a todos e inicia o ano de 2017, consciente do trabalho realizado no ano findado e prepara-se para neste ano vindouro, trabalhar com ainda mais empenho para servir a sociedade, proporcionando a paz e segurança no trânsito, tão almejada pelos piauienses.
Texto: Iran Moura Soares - MAJ QOPM
CMT da CIPTRAN