A Polícia Militar do Piauí realiza na manhã desta sexta-feira(19) solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, com Promoção de Oficiais e condecorações de militares. Com a presença do Governador do Estado, Wilson Martins, do Comandante Geral da PMPI, Cel PM Franscico Prado e demais autoridades civis e militares presentes.
Na ocasião serão entregues 39 medalhas por 30 anos de serviço, 139 medalhas de 20 anos e 188 de 10 anos, além de diplomas Honra ao Mérito. A lista completa dos policais militares está no site da PMPI.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS CONDECORADOS EM DOWLOADS
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Significado do Dia da Bandeira – 19 de Novembro
O dia 19 de novembro é o dia da bandeira, no Brasil. A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto número 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional.
A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).
Ao meio – dia haverá a incineração de bandeiras velhas, conforme determina o código militar. No Dia da Bandeira, ao contrário do que ocorre em todos os outros dias do ano, o hasteamento não é realizado ao amanhecer, mas sim ao meio-dia.
A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. Mas a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.
A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.