O Guardião Eletrônico é um sistema de monitoramento eletrônico através de câmeras instaladas na capital. As câmeras têm um alcance de até 600 metros, com uma visualização horizontal 360º e vertical 220º, com resistência a disparos e chuvas. Um sistema de percepção visual e gravação de última geração, considerado o mais moderno do mundo, com transferência de dados numa rede sem fio, com freqüência específica para a PMPI.
Dez câmeras já estão instaladas de um total de 30 câmeras, que farão um monitoramento em toda Teresina. Pontos de entrada e saída da cidade serão cobertos, como também as pontes, rotas de fuga, principais pontos de caminhada e principais avenidas.
Segundo o Cap. PM Edson, Chefe do CPD - Centro de Processamento de Dados, o investimento feito é cerca de um milhão e 300 mil reais, um salto de qualidade no serviço ofertado à população. De acordo com ele, uma câmera faz o que aproximadamente dez policiais no serviço de policiamento ostensivo faria, devido ao ângulo de visão do equipamento.
Redação: Sd PM Nadjha