De quarta-feira (09) até sexta-feira (11), acontece em Santa Catarina, o Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), considerado o maior evento de prevenção e combate a incêndio do país no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira em Florianópolis, que já está na 16ª edição.
Entre os convidados para o evento estão os Coronéis Carlos Augusto e Carlos Frederico, os comandantes da Polícia Militar do Piauí e dos bombeiros deste Estado respectivamente, haja vista que a edição deste SENABOM 2016 realizará o encontro do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) e reunirá o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).
O CNCG é um órgão colegiado composto por todos os Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal que se encontram em pleno exercício de seus cargos, contribuindo ativamente para o fortalecimento e articulação dos sistemas de segurança pública, defesa social e defesa civil, representando as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares em todos os assuntos de interesse institucional em prol do bem comum.
Outra atividade que marca mais uma edição do seminário é o Bombeiro de Aço. A competição é mundialmente conhecida e busca estimular a competição sadia entre os bombeiros militares e abrir espaço para o público civil conhecer um pouco das atividades desenvolvidas pelos profissionais. “A idéia é promover a troca de experiência entre os bombeiros do país inteiro, inclusive com a participação de todos os comandantes da Polícia Militar e dos Bombeiros do país e de diversos integrantes das corporações de todos os estados”, explicou Martins.
Dentre as finalidades do CNCG estão a de participar da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com a segurança pública e a defesa civil, visando ao pleno atendimento dos anseios da sociedade.
Convidados pelo Coronel PM Marco Antônio Badaró Bianchini, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e presidente do CNCG, os Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil discutiram assuntos administrativos, operacionais e legislativos a nível nacional, de interesse das instituições militares dos Estados e do Distrito Federal.
Na conferência de terça-feira(08) o Corregedor-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Dr. Manoel Queiroz Pereira Calças, trouxe uma explanação sobre modelo policial e atuação da segurança pública, agradecendo ao apoio da força policial ao Tribunal de Justiça.