Na manhã desta segunda-feira, 10, começou o Curso de Formação de Cabos – CFC – 2016. Em torno de 700 alunos foram distribuídos por polos em 5 cidades do Piauí, sendo elas Parnaíba, Floriano, Corrente, Picos e Teresina.
O curso será feito à distância através da plataforma digital de cursos da Polícia Militar do Piauí, onde os alunos poderão acessar os conteúdos, bem como fazer exercícios, provas, participar de fóruns e receber orientações dos instrutores. A primeira semana terá aulas presenciais para familiarizar os alunos ao ambiente virtual e, posteriormente, será feito exclusivamente pela internet, salvo nas provas presenciais de 10 em 10 dias e nas disciplinas práticas, que são “Técnicas de Abordagem” e “Armamento e Munição”. O término do CFC – 2016 está previsto para o dia 16 dezembro deste ano.
A plataforma digital é uma ferramenta que traz o benefício de facilitar a participação não só do CFC, mas também de outros cursos de formação e de aperfeiçoamento, principalmente no que diz respeito aos policiais que moram e/ou trabalham nas cidades do interior. Além disso, as unidades também serão beneficiadas, tendo em vista que os policiais podem continuar a trabalhar normalmente enquanto acompanham o curso pela internet, diminuindo os prejuízos às escalas operacionais.
O Comandante Geral, Coronel Carlos Augusto, tem se esforçado para que seja ofertado o máximo de vagas para os cursos internos da PMPI tanto de formação quanto de aperfeiçoamento, além de acreditar que a mudança recente para o formato EAD foi um grande facilitador para os policiais participarem dos cursos sem precisarem se afastar de suas famílias nem de suas unidades de origem.