A Polícia Militar do Piauí inaugurou no último dia 25 de junho, o Memorial da PMPI - Tenente Coronel Luiz Santos. A partir de uma idéia do Comando Geral, foi feita uma pesquisa criteriosa, resgatando a história da Corporação, através de depoimentos com 30 policiais, praças e oficiais da ativa e da reserva.
A idéia do Memorial surgiu em 2007 e a busca de materiais que relembram a história da Polícia foi realizada por uma comissão instituída e coordenada pelo Cel PM Adersino, subcomandante geral. Um dos itens que mais trouxe dificuldade foi a pesquisa sobre os uniformes usados pelos militares, foram utilizados fotos de arquivos, manuais de uniformes de 1911 e 1929 encontrados no Arquivo Público, assim como pesquisas na internet, pois alguns uniformes eram semelhantes ao do Exército Brasileiro. Os acessórios vieram dos estados de São Paulo e Pará, pois já não foram encontrados no Piauí.
`Foi um trabalho difícil, a história estava muito fragmentada, buscamos informações e materiais nas unidades da capital e interior, que resultou no memorial, um DVD e o livro` , revela Cel PM Adersino.
O Memorial encontra-se em fase de ampliação, mas já está aberto à visitação pública, no horário de 8hs às 12hs, de segunda a sexta, no QCG - Quartel do Comando Geral. Nele estão expostos fardamentos, armamentos, livros do cotidiano da PM, assim como imagens que revelam a trajetória da Instituição desde sua criação em 1835 até os dias atuais.
A sociedade está convidada a visitar o memorial e colaborar com a construção da memória da Polícia Militar do Piauí, com fotos antigas, notícias em jornais, equipamentos usados ou algo que contribua para o enriquecimento desse acervo.
REDAÇÃO: SD PM NADJHA E SD PM ELANUSA
FOTOGRAFIA: SD PM NADJHA