7 de setembro de 1822, data que marca a Declaração de Independência do Brasil do Império Português. Chamado de Dia da Independência do Brasil, o Dia da Pátria é um feriado nacional da pátria brasileira celebrado no dia 7 de setembro de cada ano com desfiles cívico-militares em várias cidades e capitais do Brasil. A lei federal número 662, publicada em 7 de abril de 1949, tornou o Dia da Pátria um feriado nacional com o objetivo de cultuar o civismo e o patriotismo.
7 de setembro de 2016, na capital piauiense autoridades civis e militares acompanhadas de grande público prestigiaram o desfile realizado na Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina.
O desfile aberto pela equoterapia da PMPI prosseguiu com as bandas Aurélio de Melo e Milton Aguiar, alunos dos projetos Mirim Cidadão da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Pelotão Mirim da PMPI, Grupamentos da Guarda Mirim de Teresina, da Igreja Batista, Maçonaria do Piauí e Liga da Defesa Nacional. No segundo grupamento desfilaram o Colégio Teresina, Escoteiros do Piauí, Desbravadores, GAV e Banda Fanfarra Som da Vida, seguido dos grupamentos das escolas estaduais e municipais de Teresina.
Com o helicóptero do Batalhão Tático Aéreo da PMPI sobrevoando a área do desfile a tropa militar a pé abrilhantou a festa com o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militares, Colégio da PMPI e Polícia Militar do Piauí. Finalizando com o grupamento motorizado e montado do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Secretaria de Justiça, STRANS e Esquadrão de Polícia Montada da PMPI.
Oportunidade para demonstrar o amor que os teresinenses têm à pátria através do civismo, assim descreveu a cerimonia o Coronel Patrício, Chefe da 26ª CSM, destacando o respeito às instituições e ao povo brasileiro. Para a Vice-Governadora do Piauí, Margate Coelho, o evento é um momento de demonstração das forças armadas e da segurança pública, mas também de reflexão do compromisso cívico dos cidadãos com o Brasil, com a democracia e seus ideais.
Ao comemorar 194 anos da Independência do Brasil, o Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, diz sentir-se orgulhoso e agradecido à Corporação e a todos que a compuseram pela história de lutas e conquistas juntamente aos piauienses e brasileiros. Para o Coronel Carlos Frederico, Comandante do Corpo de Bombeiros, é uma data muito especial para a Instituição que ombreadas às demais busquemos elevar o sentimento de civismo e de respeito a nossa pátria.
Segundo o Tenente Coronel Sá Júnior, coordenador geral do desfile, foram mais 5 mil pessoas desfilando, dentre elas 2 mil crianças dos pelotões mirins, parte do público acomodado em arquibancadas e segurança a cargo da Polícia Militar. O autônomo Edvaldo Mangueira disse gostar do local para a apresentação que mais amplo e com acomodações propicia a população enaltecer o sentimento cívico. Já o jovem Mateus disse gostar de assistir ao desfile por achar bonito.
Matéria: Cb Paulo Brito
Fotos: Jardenya Bezerra