No dia em que se homenageia o profissional que defende a sociedade com o risco da própria vida, a cidade de Bom Jesus comemorou com a Polícia Militar do Piauí a implantação do 19º BPM.
Em solenidade realizada na sede da nova unidade se fizeram presentes o Secretário de Segurança Pública do Estado, o Comandante Geral da PMPI, oficiais e praças da PM, autoridades civis do executivo, legislativo e judiciário municipal, representantes de instituições públicas e privadas e populares.
Para o Capitão Fábio Abreu, Secretário de Segurança do Estado, a criação em lei e a implantação do Batalhão significa a descentralização das ações da Polícia Militar, o que traz para a unidade autonomia na gestão de seus recursos materiais e humanos para coordenação do policiamento em mais de dez cidades na região, além do acréscimo de efetivo oriundo da última turma de formação de soldados e mais armamentos.
A representante do Banco do Brasil, Glaci Ruário, agradeceu a implantação do Batalhão da PM relatando a importância do apoio da Polícia Militar à instituição na cidade que vem se desenvolvendo bastante, “o Banco do Brasil conta sempre com o apoio da Polícia Militar, essa região está sendo vista pela Segurança Pública”, afirma a representante da instituição financeira.
Tenente Edilson, oficial que comandou a unidade até então, agradeceu a toda tropa, de oficiais a praças, por seguirem ombreados com ele no cumprimento da missão de fornecer sensação de segurança à sociedade e ao comando geral da PM por apoiar fornecendo recursos humanos e materiais necessários.
De acordo com o Tenente Coronel Edson, Comandante do Policiamento do Cerrado, a implantação de mais um Batalhão em sua área de atuação constitui um reforço operacional para a região e quem ganha com este avanço é a população.
Para o Comandante Geral da PM, Coronel Carlos Augusto, o ato é mais uma ação no exercício de comandar olhando para os 224 municípios do Piauí, argumentando que “para a região foram enviados 84 policiais ano passado além de armamentos, viaturas e agora serão mais 52 PM’s destinados a reforçar o policiamento ostensivo, buscando assim com o Batalhão, melhorar as condições de trabalho para o policial e oferecer de fato segurança, que é o dever do Estado a toda a população do extremo sul”.
O Major Evandro Gomes de Oliveira assume o comando do Batalhão com a missão de dinamizar o enfrentamento a violência com novas estratégias de policiamento e foco na especialização contínua da tropa que atua nos cerrados de Bom Jesus e Vale do Gurgueia.
No encerramento da solenidade todos os policiais militares, afinal todos somos soldados, foram homenageados por alunos de escolas da cidade e a tropa retribuiu com desfile que encheram os olhos da criançada.
Matéria: Cb Paulo Brito
Fotos: Jardenya Bezerra