Com 147 militares promovidos, 176 personalidades civis e militares condecoradas com a Medalha Mérito Policial Militar, a Polícia Militar do Piauí comemorou na manhã desta sexta(25) no Quartel do Comando Geral, seus 175 anos de história marcada pela bravura dos homens e mulheres que compõe a corporação.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o Secretário de Fazenda Antônio Silvano Alencar de Almeida; o secretário de Saúde Telmo Gomes Mesquita; o secretário de Segurança Del. Raimundo Leite; o prefeito de Teresina Elmano Férrer; a deputada estadual Ana Paula; o ex-governador Wellington Dias; a ex-primeira dama Rejane Dias; a secretária de Educação Maria Xavier; a presidente da FUNDAC Sônia Terra, o vereador Rodrigo Martins; e mais autoridades civis e militares até mesmo de outros estados como Goiás, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Amazonas.
Na solenidade alusiva ao aniversário foi inaugurado o Memorial da Polícia - Tenente Coronel Luiz Santos, que conta a história da PM através de imagens, armamentos, materiais usados no dia a dia da corporação e uniformes utilizados a partir de 1911.Como também inaugurado a Galeria dos Esportes - Tenente José Osvaldo de Araújo com um monumento em homenagem ao goleiro Toinho, que defendeu a equipe da Sociedade Esportiva Tiradentes.
Os 175 anos da PMPI também ficou maracado com o lançamento do selo comemorativo dos Correios e do livro A História que conta sua trajetória desde sua criação 25 de junho de 1835 através da resolução no 13 pelo Sr. Manoel de Sousa Mendes, então Presidente da Província iontituindo o Corpo de Polícia até a atualidade com sua modernização e reconhecimento como o Estado mais seguro do Brasil.
REDAÇÃO: SD PM NADJHA
FOTOS: SGT PM F. CARVALHO