Hinos de comemoração e marcha dos policiais militares, assim foi aberta a solenidade de implantação do Programa Ronda Cidadão no Piauí, nesta terça-feira (22), no Bairro Dirceu, na zona Sudeste da capital, com cerca de 200 mil habitantes.
Na primeira fase serão 200 soldados e oito viaturas policiais divididas em módulos. Toda a estrutura necessária para o trabalho dos policiais já estava disponível na abertura do Programa. O governador Wilson Martins ficou admirado com a estrutura das viaturas que fazem parte do programa. “É muita tecnologia, equipamentos de última geração, que facilita a vida dos policiais que estão trabalhando”, disse o governador.
Os carros estavam equipados com aparelhos de GPS, notebooks, microcâmeras e uma central de comunicação. O Ronda Cidadão terá um investimento total de R$ 30 milhões e irá reestruturar e revitalizar a Polícia Militar. Só nessa primeira parte foram investidos mais de R$ 10 milhões.
Segundo o capitão Diego, que cuida do sistema operacional do Ronda Cidadão, a ideia é fazer visitas comunitárias e até visitas solidárias atendendo à população. “Cada residência irá receber um material educativo falando sobre o programa e um ímã de geladeira com o contato da viatura responsável pela área”, enfatizou o capitão.
Na solenidade o comandante da Polícia Militar, coronel Prado, disse que a aproximação com a comunidade será fundamental para o sucesso do projeto, segundo ele, a Polícia vai atuar do lado da população, companheira e pronta para ajudar quando for preciso. “Esperamos que com a Polícia Militar mais perto do cidadão, ele possa confiar mais ainda no nosso trabalho, dessa Polícia centenária que completa esta semana 175 anos de história de ajuda e parceria com o povo piauiense”, destacou o comandante da PM no Piauí.
“Depois de Teresina, vamos colocar o Ronda Cidadão em todo o Estado do Piauí, inicialmente nas cidades com 40 mil habitantes, esse vai ser o grande projeto de segurança do nosso governo, e vai envolver não só a polícia, mas o cidadão que vai se lembrar por muito tempo desse marco na segurança do Estado do Piauí”, finalizou o governador Wilson Martins.
Com informações CCOM