Em visita ao 4º BPM nessa terça-feira, 12 de julho, o Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, falou aos 85 alunos do Curso de Formação de Soldados, reuniu-se com os Comandantes de GPM’s das 43 cidades da área do Batalhão de Picos, participou ainda de solenidade de entrega de lanches e materiais esportivos aos pelotões mirins das cidades do 4º BPM e realizou na Companhia PM de Valença entrega de viatura para Pimenteiras.
Há 20 anos o Batalhão de Picos realiza o curso de soldados, que desde a formação, os policiais militares são adaptados à região. Assim, o Comando Geral autorizou a realização desta turma em Picos e a visita do Comandante Geral visou observar no local a qualidade da formação, dado que daí parte os resultados da Corporação, desde a organização até qualidade da prestação de serviços à sociedade. Com formatura prevista para o dia 28 deste mês, todos os soldados serão distribuídos e atuarão nas unidades na microrregião de Picos.
Durante a reunião com os Comandantes de GPM’s, o Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, destacou a importância da postura profissional dos policiais militares durante o período eleitoral, evitando posicionamentos político-partidários, atuando estritamente dentro da missão constitucional de preservação da ordem pública. Assim orientou o Comandante Geral aos policiais militares “se aproximarem do Ministério Público, do Juiz da Comarca da cidade para que tenham o cuidado de preservar o policial militar nas tomadas de decisões, preservando assim também a Instituição”, esclareceu o Coronel Carlos Augusto.
Em seguida, em encontro com lideranças comunitárias, com coordenadores e alunos de pelotões mirins da região de Picos, o Comandante Geral participou da entrega de alimentos oriundos de doação da Secretaria de Educação do Estado e materiais esportivos doados por empresários picoenses. O Coronel Carlos afirma que “com o pelotão mirim é que vemos a efetivação da filosofia de polícia comunitária e orgulha a corporação, ver alegria e o envolvimento de policiais e pais voluntários e o que nos motiva buscar parcerias com outros órgãos e o setor privado para dar continuidade a este projeto” enaltece o Comandante Geral.
De acordo com o Tenente Coronel Viana, Comandante do 4º BPM, a realidade era que os pais que bancavam a merenda dos mais de 940 alunos dos pelotões mirins, porém muitos não podem arcar com este lanche. Nessa remessa foram entregues em torno de 2,5 toneladas de alimentos, e o mais importante é que de agora em diante esta ajuda deve ser mensal.
Para o Capitão Saraiva, Coordenador Estadual dos Pelotões Mirins, o projeto se volta para educação de crianças e adolescentes que não é a formal das escolas, mas educação cidadã voltada para a construção de valores, como respeito aos mais velhos, às autoridades, aos professores e aos pais. O pelotão mirim é, portanto, uma proposta de auxílio às famílias e para isso conta com o apoio de empresários e de outros órgãos públicos.
E atento ainda ao planejamento do reforço das unidades da PMPI localizadas nas cidades fronteiriças com outros Estados, o Coronel Carlos Augusto, entregou na sede da Companhia de Valença, uma viatura modelo pick-up, para o GPM de Pimenteiras. Assim, a exemplo de outros 64 municípios do Piauí que fazem divisas com outros Estados, recebem viaturas adequadas para trafegarem pelas localidades que distam muitas vezes 50 quilômetros da sede por estradas vicinais, Pimenteiras passa a contar com uma viatura adequada para reforçar o policiamento, dando apoio também a Assunção do Piauí e a São Miguel do Tapuio.
Matéria e fotos: Cb Paulo Brito
Revisão e postagem: SAV Joyce