Durante esta manhã de segunda-feira (13), o Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, participou da aula inaugural do 1º Curso de Noções Básicas em Equitação, voltado aos profissionais da área da saúde, educação e equitação.
O objetivo do curso é conscientizar profissionais dessas áreas, sobre a necessidade e importância do trabalho integrado da equipe multidisciplinar de um Centro de Equoterapia, aperfeiçoando seus conhecimentos para este fim.
Nesta 1ª aula, o Major Jamson, Supervisor do Curso, esclareceu aos presentes sobre a importância da capacitação do profissional que visa trabalhar na Equoterapia, explicando sobre seu surgimento, como funciona o atendimento aos praticantes (nome dado às pessoas atendidas), e sobre a qualidade de vida que este método terapêutico traz.
Segundo o Major Jamson, “Através da Equoterapia, a criança consegue se socializar, conversar, sorrir, e para quem está envolvido no processo, isso é muito significativo. O ganho é não só para o praticante como também para a sua família. De início, muitos pais tem o instinto de superproteger o filho e pensam que a criança não é capaz de superar seus limites, mas logo em seguida começam a ver de uma forma mais ampla, e perceber que a criança pode superá-los”
Durante o curso, os profissionais irão receber instruções teóricas e práticas. As aulas práticas irão iniciar amanhã (13), com técnicas de equitação.
A Gerente de Projetos da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência -SEID, Raquel Azevedo, parceira da Equoterapia, iniciou as instruções falando sobre a função do fisioterapeuta e tirou dúvidas pertinentes aos atendimentos às crianças.
Texto: SAV Joyce Kallyka
Fotos: Sgt F.Carvalho e Jardenya