Uma pesquisa realizada por uma oficial da Polícia Militar do Piauí sobre a imagem da corporação foi publicada na Revista Interference Journal, periódico classificado como Qualis A2 pela CAPES. O artigo, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Tenente Mariane Katrine do Curso de Formação de Oficiais (CFO), analisou como discursos institucionais e midiáticos moldam a percepção social da PMPI.
O estudo utilizou a Análise do Discurso sob a perspectiva de Michel Foucault para mapear como a identidade e a memória da corporação são construídas e interpretadas pela sociedade. Segundo a pesquisa, a imagem da PMPI é formada tanto por fatores internos, como valores, tradições e cultura organizacional, quanto por elementos externos, incluindo a cobertura da mídia e a percepção da comunidade.
A pesquisa aponta que estratégias de comunicação institucional podem reforçar pilares como disciplina, projetos sociais e a relevância histórica da PMPI, contribuindo para fortalecer a confiança da população na corporação.
“Esse artigo é de extrema importância para a Polícia Militar porque tivemos como foco principal mapear a imagem da corporação por meio da análise de discursos circulantes, tanto de natureza institucional quanto midiática. Essas narrativas coexistem e influenciam diretamente a percepção social da PMPI. O fortalecimento de uma imagem positiva contribui para aprimorar a relação com a comunidade, ampliar a confiança da população e reforçar a legitimidade institucional da Polícia Militar do Piauí”, afirmou a Tenente Katrine.
Para acesso ao artigo completo, os leitores podem visitar o link oficial da publicação: