A Polícia Militar do Piauí (PMPI) realizou, nesta sexta-feira (27), no Quartel do Comando Geral (QCG), a cerimônia em homenagem ao Dia do Policial Militar Veterano. A celebração contou com um momento ecumênico e a entrega de botons e certificados de menção honrosa, símbolos de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à corporação.
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a homenagem reforça a gratidão da instituição aos veteranos que ajudaram a construir a história da corporação.
“Instituímos o boton do veterano para materializar essa singela homenagem da instituição a esses guerreiros que ajudaram a construir a corporação e entregaram para nós que estamos na ativa”, ressaltou.
Entre os homenageados esteve o major da reserva Mário Raimundo Alves, de 95 anos. Emocionado, ele falou da relevância do momento.
"Uma importância muito grande, fazendo com que o pessoal da comunidade conheça a gente. Agradeço muito. Na Polícia Militar fiquei por 30 anos e gostei bastante do dia de hoje. Me senti muito bem", afirmou.
Outro homenageado foi o coronel da reserva Manoel Paz e Silva, ex-comandante-geral da PMPI, que prestou mais de 50 anos de serviço. Ele reforçou o sentimento de reconhecimento entre os veteranos.
“Nós, como veteranos, agradecemos muito e parabenizamos com o coração por essa iniciativa. Agradecemos pelo reconhecimento do nosso trabalho de cada policial militar que hoje se encontra reformado. Esperamos que os companheiros da ativa continuem brilhando e trabalhando bem, sabendo que os benefícios serão para nossa comunidade piauiense”, declarou.
O Dia do Policial Militar Veterano é comemorado em 27 de setembro e foi instituído pela Portaria n° 194, de 4 de agosto de 2006, pelo então comandante-geral coronel Edvaldo Marques Lopes, que esteve à frente da corporação entre 2003 e 2005.