A PMPI divulgou nesta manhã dados estatísticos das ocorrências relativas ao período de janeiro a maio 2015/2016.
Segundo o Tenente Coronel Júnior, responsável pelas estatísticas da PMPI, nos gráficos pode-se observar que no mês de maio deste ano ocorreu a redução do número de homicídios na Capital em referência ao mesmo período do ano passado. Em maio de 2015 foram registrados 35 homicídios na Capital, enquanto que em maio de 2016, ocorreram 25 crimes da mesma natureza, o que resulta em uma grande redução na ordem de 29%.
Essa redução se deu em virtude de implantações de Operações Policiais Militares em toda a Capital, aumentando o número de policiais na rua, realizando abordagens e britzen.
Com a implementação dessas operações, foi registrado também o aumento de apreensões de armas e entorpecentes, recuperação de veículos roubados ou furtados.
De janeiro a maio de 2016, a Polícia Militar do Piauí já conseguiu apreender 289 armas de fogo, um aumento de 7% em relação a igual período de 2015, no qual apreendeu 269 armas de fogo. Assim como nesse período, houve um aumento em relação a recuperação de veículos produtos de roubo e furto, pois no ano anterior, 789 foram recuperados, e no corrente ano foram 903 veículos recuperados, ocasionando um aumento de 14%.
Já as ocorrências cuja natureza envolva a posse e o tráfico de entorpecentes, ocorreu um acréscimo na ordem de 17%. No ano de 2015 foram registradas 180 apreensões em contrapartida às 211 ocorrências de apreensões de drogas em Teresina, no mesmo período.
Texto: Maj Mayron e SAV Joyce Kallyka