A Polícia Militar do Piauí celebra, nesta quarta-feira (25), os 190 anos de fundação com uma grande solenidade cívico-militar, marcada por entrega de medalhas, homenagens, desfiles e a promoção de 437 militares, entre oficiais e praças. O evento acontece no Quartel do Comando-Geral (QCG) a partir das 7h30 e contará com a presença do governador Rafael Fonteles, secretário de segurança Chico Lucas, além de diversas autoridades civis e militares.
Durante a cerimônia, serão entregues medalhas do Mérito Policial Militar a personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à corporação. Um dos momentos mais simbólicos será a promoção de aspirantes ao primeiro posto da carreira de oficial, como é o caso de Jorge Breno, que realiza o sonho de seguir os passos do pai, também policial militar.
“É uma felicidade imensa no meu coração. Sempre sonhei em ser da Polícia Militar. Tenho um pai policial militar que sempre foi meu exemplo. Me preparei com fé e disciplina, e agora é uma honra fazer parte dessa instituição que eu tanto amo”, declara.
Serão promovidos 110 oficiais e 327 praças. A programação ainda inclui a apresentação da tropa, execução de hinos, exibição de vídeo institucional, pronunciamentos e desfile final das tropas em continência ao governador. Uma homenagem especial também será prestada ao coronel José Avelá Pereira Costa, que está sendo transferido para a reserva remunerada após mais de 30 anos de serviço à corporação.
“Conforme disse o apóstolo Paulo na primeira carta capítulo 2 de Timóteo versículos 4 a 7: Combati o bom combate terminei a corrida guardei a fé. A missão foi cumprida”, destacou o coronel.
Para o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a solenidade reforça o compromisso da PMPI com a segurança pública e com o reconhecimento dos profissionais que integram a corporação, que atua em todos os 224 municípios do estado.
“190 anos de muita dedicação, 190 anos de muito trabalho, de um sacerdócio. De se doar a vida pelo irmão, diuturnamente, em todos os 244 municípios. Então, estou muito orgulhoso em ter a condição de ser o Comandante-Geral de uma tropa tão abnegada, tão dedicada, homens e mulheres valorosos, que fazem da servidão uma dedicação, um compromisso. Por isso, só queremos agradecer imensamente a nosso governador, Rafael Fonteles, nosso chefe maior, nosso chefe imediato, que nos orienta para sempre evoluirmos para bem-servir o povo do Estado do Piauí. E agradecer a liderança do nosso secretário Chico Lucas, esse jovem procurador que tem aglutinado e integrado as forças de segurança em benefício do povo do Estado do Piauí”, finaliza o coronel.