A Polícia Militar do Piauí vai participar de uma ação solidária promovida pelo Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) neste sábado, dia 17 de maio. A campanha de doação de sangue será realizada no CEFAP (Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento de Profissional), no horário das 8h às 17h. A iniciativa busca mobilizar militares e a comunidade em geral para reforçar os estoques de sangue, que frequentemente enfrentam baixa, especialmente em períodos de maior demanda hospitalar.
Para doar, é preciso:
1. Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização dos pais ou responsáveis);
2. Pesar mais de 50 kg;
3. Estar em boas condições de saúde;
4. Levar um documento oficial com foto;
5. Não estar em jejum;
6. Evitar fumar duas horas antes da doação;
7. Não ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes.
A ação é coordenada pelo Hemopi, órgão responsável pela coleta, processamento e distribuição de sangue e hemocomponentes no estado do Piauí. Além de abastecer hospitais da capital e do interior, o Hemopi também promove campanhas de conscientização sobre a importância de manter os bancos de sangue sempre abastecidos.
O Hemopi também mantém atendimento regular em sua sede, localizada na Zona Sul de Teresina, e organiza campanhas externas em parceria com diversas instituições públicas e privadas.
Mais informações sobre como doar podem ser obtidas no site www.hemopi.pi.gov.br ou pelos telefones (86) 3221-8319 / 3221-8320.