A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, por meio da 2ª Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI) de Parnaíba, em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar (2°BPM e 27°BPM do Comando de Policiamento Litoral Meio Norte) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (04), a “Operação Personagens”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas contra instituições bancárias.
Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, além de municípios do Maranhão. Um dos investigados encontra-se na Europa, mais precisamente na Itália, e o mandado de prisão expedido contra ele será inserido na Difusão Vermelha da Interpol.
A operação revelou o funcionamento de uma sofisticada rede criminosa que utilizava diversos métodos de fraude. Entre os crimes investigados estão: falsificação de documentos como RGs e CNHs, abertura de contas bancárias com dados falsos, obtenção de empréstimos consignados fraudulentos e uso indevido de cartões de crédito para compras com milhas e contratação de seguros de vida.
De acordo com a investigação, os criminosos estruturavam núcleos distintos dentro da organização. Um grupo era responsável por recrutar "laranjas" que forneciam fotos e dados para a confecção de documentos falsos. A partir desses dados, eram criadas contas bancárias digitais em nome das vítimas, geralmente beneficiárias de programas previdenciários. O grupo usava a técnica de validação por reconhecimento facial, com a participação dos “Laranjas” para concluir os processos de verificação dos bancos.
Após a concessão dos empréstimos fraudulentos, os valores eram transferidos para contas controladas por intermediários e, posteriormente, para os membros da organização. Em muitos casos, o dinheiro era encaminhado diretamente para os líderes do esquema. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 12 milhões.
De acordo com o diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, o líder da organização criminosa foi preso na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão.
Como resultado da "Operação Personagens" várias prisões foram realizadas (21), celulares e eletrônicos foram apreendidos, valores em espécie, documentos falsificados diversos, veículos, arma de fogo e munições.
PMPI GUARDIÃ DA SOCIEDADE. LITORAL!!!