Na tarde de quinta-feira, (27) por volta das 17h40, a Força Tática do 3º CIA/14º Batalhão da Polícia Militar de Oeiras, com apoio das viaturas BRAVO e TROVÃO, realizou uma operação de policiamento ostensivo no Bairro Leme, em Oeiras-PI. Durante a ação, os policiais abordaram um suspeito identificado como T. de S. S., natural de Oeiras, após avistarem três indivíduos próximos a uma residência.
Dois dos indivíduos fugiram ao perceberem a presença da viatura, mas T. de S. S. permaneceu no local. A abordagem foi realizada, e durante a busca pessoal, os policiais encontraram uma pedra de substância análoga à crack escondida na cueca do abordado, além de R$ 14,00 em cédulas, um pacote de papel seda e um isqueiro no bolso do short do suspeito.
O acusado, ao perceber que seria detido, tentou fugir pela lateral de sua casa, mas foi rapidamente capturado pela equipe policial. Durante a fuga, ele não obedeceu aos comandos de segurança, o que levou à necessidade de uso de algemas para contê-lo. Ao retornar à residência do suspeito, a equipe notou uma janela aberta, pela qual o policial avistou um revólver Rossi calibre .22 sobre uma cama. A avó do suspeito tentou dificultar a ação policial, trancando as grades da casa e cobrindo a arma com um lençol antes de abrir o portão.
Ao entrar na residência, os policiais apreenderam o revólver, que estava carregado com sete munições intactas. Além disso, em uma cômoda do quarto, foram encontradas mais munições e substâncias análogas à crack, incluindo duas porções maiores do que a encontrada durante a busca pessoal. O suspeito, que continuava a resistir à prisão, foi identificado e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Oeiras.
No trajeto até a delegacia, o acusado tentou se ferir batendo a cabeça contra as grades da cela da viatura, alegando posteriormente que os policiais o haviam agredido. Durante todo o procedimento, a mãe do acusado acompanhou a ação, e o depoimento foi feito na presença do advogado do suspeito.