A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através da PMPI, iniciou nesta quarta-feira (19), mais uma turma de curso de libras, capacitação voltada para policiais e demais funcionários públicos das forças de segurança do estado. As aulas iniciaram hoje e seguem ocorrendo no auditório do Hospital da Polícia Militar.
Promover uma maior aproximação com a comunidade em geral, sobretudo com a comunidade surda, é o principal objetivo do curso que conta com 34 inscritos, é o que explica do Diretor Militar da SSPPI, Tenente-coronel Queiroz.
“Iniciamos hoje mais um curso de Libras, promovido pela Secretaria de Segurança Pública, através da Diretoria Militar, com o apoio da Polícia Militar e do HPM, em parceria com o CAS (Centro de Atenção aos Surdos). O curso tem uma carga horária de 60 horas e conta com 34 alunos inscritos. Através dessa iniciativa, vamos qualificar alguns funcionários públicos e policiais para se comunicarem com essa comunidade tão importante. Trata-se de uma ação positiva de inclusão social.", reforça Queiroz.
As aulas seguirão ocorrendo em todas as quartas-feiras e irão ocorrer até o mês de julho deste ano. Nesse período de duração, os alunos serão capacitados para oferecer um atendimento ainda mais qualificado a comunidade, é o que reforça a coordenadora da capacitação, cabo Pollyana.
“Iniciamos hoje a aula inaugural da segunda turma de Libras, com aproximadamente 34 alunos inscritos. Esta turma terá aulas todas as quartas-feiras, no auditório do HPM, sempre das 9h ao meio-dia. A previsão é que as aulas se encerrem em 9 de julho. Durante esse período, teremos vários conteúdos, sendo alguns voltados especificamente para a área de segurança pública. Observamos a necessidade de oferecer essa capacitação para a comunidade, pois os surdos têm sido presentes em diversos órgãos, e é fundamental que continuemos nos capacitando para apoiar a comunidade que precisa ser ouvida”, pontua.