A 3ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (3ª CIPA) da Polícia Militar do Piauí realizou uma operação nos povoados Sangue e Santa Teresa, onde identificou a presença de aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. A ação ocorreu nesse sábado (15), por volta das 16h30.
Durante a ação, os policiais visualizaram gaiolas penduradas em residências da região. Os responsáveis pelos animais, identificados pelas iniciais E. M. N. e J. J. Da. C, admitiram não possuir autorização para manter os pássaros sob sua posse. No entanto, demonstraram interesse em realizar a entrega voluntária das aves.
No total, foram resgatados dois papa-capins, uma patativa e um bigode. Após os procedimentos legais, os animais foram soltos em um local adequado, conforme as orientações do Comando de Policiamento Ambiental (CPA). As gaiolas utilizadas no cativeiro foram destruídas.
A ação se baseia no Artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes contra o meio ambiente, proibindo a captura, caça e criação de animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes.