Aconteceu neste sábado (14), na sede do 4º BPM em Picos, a aula inaugural dos Pelotões Mirins. O Primeiro Pelotão Mirim de Picos foi criado em junho do ano passado com a filosofia de polícia comunitária, modelo aplicado com sucesso no Japão e em outros países.
Segundo o Capitão Saraiva, Coordenador dos Pelotões Mirins da PMPI, “A policia dentro da comunidade tem conhecimento de todos os problemas que a atinge e que desaguam na insegurança, agindo preventivamente e pro ativamente.”.
Hoje o município conta com 08 pelotões, cada um deles formado por 100 alunos. Ao todo são mais de 800 crianças e adolescentes com idade entre 07 e 17 anos.
O principal objetivo do projeto é inserir crianças e adolescentes em atividades cívico-sociais e atuar de forma preventiva para que elas se distanciem do mundo das drogas e da criminalidade.
O Comandante do 4º BPM, TC Edwaldo Viana fala sobre como se dá a atuação, “Nós cadastramos esses alunos, conversamos com os pais, vamos nos colégios e fiscalizamos todos os pelotões.
Os alunos participam de atividades pedagógicas, esportivas e culturais, recebem reforço escolar, aulas de inglês e interagem com policiais mais experientes.
Na prática tudo isso tem um significado também para a família. O pai de uma aluna do pelotão, Alexandro Almeida, faz breve relato sobre a experiência “Muda a disciplina, o comportamento, e também no colégio. O aluno tem aquela vontade de ser militar no futuro, não só minha filha mais também os filhos de todos”.