O Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, inaugurou nesse sábado, 14 de maio, um Posto de Policiamento Ostensivo (PPO) da Polícia Militar no Distrito de Nova Santa Rosa, localizado há 140 quilometros de Uruçuí-PI, região central do cerrado piauiense.
Fundado em 1999 por um grupo de produtores agrícolas advindo de Santa Rosa no Rio Grande do Sul, o Distrito tem em torno de 350 habitantes e em torno de 180 agricultores agremiados à Associação de Produtores Rurais Serra Branca que em parceria construíram o prédio onde passa a funcionar o PPO. A solenidade aconteceu durante as festividades da IX Exposoja, exposição de tecnologia para o campo e comemoração dos produtores após a colheita.
O atual presidente da associação, Enéas Bovino, mais conhecido como Polaco, é oriundo do Paraná e veio para região em uma segunda leva migratória em 2004. Segundo ele a associação mantém em parceria com o Estado os serviços básicos de educação, saúde, estrada, fornecimento de água e lazer para a comunidade. A segurança da mesma forma, que antes funcionava pontualmente no atendimento a ocorrências após o fato com policiais que vinham de Uruçuí, “agora um PPO com um policiamento constante, teremos segurança tanta para os produtores nas fazendas quanto para a população de Nova Santa Rosa”, afirma Polaco.
Pertencente ao 10º Batalhão, sediado em Uruçuí-PI, o PPO contará com uma equipe diária de policiais militares, de acordo com o Major Feitosa, Comandante do Batalhão, “serão 12 PM’s que trabalharão em regime de escala, sob o comando do Tenente Carreiro, de forma permanente, 24 horas por dia, realizando o policiamento ostensivo preventivo levando a sensação de segurança à comunidade”, ressalta Major Feitosa.
Presente à solenidade o Tenente Coronel Édson, Comandante de Policiamento do Cerrado, afirma que esta é uma importante ação que aproxima mais ainda a Polícia Militar da sociedade e da mesma forma que neste caso, pretende “fortalecer também o policiamento nos demais batalhões dos cerrados, vamos andar por todos eles fiscalizando e realizando operações para dar uma tranqüilidade para toda essa região na questão de segurança”.
A instalação de um posto da Polícia Militar na região era uma reivindicação antiga e por determinação do governador Wellington Dias após um ano de estabelecida a pedra fundamental, o Estado através da Polícia Militar inicia a prestação efetiva do serviço de policiamento ostensivo em Nova Santa Rosa, para o Comandante Geral da PM, Coronel Carlos Augusto, foi uma parceria boa para todos, a associação construindo o prédio e a Polícia Militar mobiliando, destinando uma viatura adequada para a realidade e os policiais, permite que se garanta as condições de um policiamento que beneficia agricultores que produzem para todo Brasil, bem como proteger todas as pessoas que residem aqui e que tenham assegurados o direito de ir e vir e de viverem em paz em suas casas” destaca o Coronel Carlos Augusto.