A Polícia Militar do Piauí, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizou na manhã desta terça-feira (26) a formatura de 269 crianças e adolescentes da Escola Municipal Professora Zoraide Almeida, na zona Sul de Teresina.
De acordo com a coronel Elza Rodrigues, do Comando de Policiamento Comunitário, esse é mais um marco importante na promoção da cultura de paz nas escolas. O Proerd é uma vertente do policiamento comunitário, implementado sobre o pilar da prevenção.
“Esse é um programa de atividade educacional preventiva, é mais uma ação da Polícia Militar na proteção e valorização da vida, que contribui decisivamente na cultura de paz nas escolas e a contribuição para uma sociedade responsável e justa. É proteger as nossas crianças”, destaca.
Para a diretora da unidade escolar, Deusimar de Sousa, o programa beneficia não só os alunos, mas as famílias. “A gente está muito feliz encerrando o ano de 2024 com o programa Proerd, que foi de grande importância para a escola e trouxe uma nova visão e vida para os nossos alunos. Foi trabalhado o combate às drogas, a não violência e isso vai servir para os nossos alunos, para a família deles e para o futuro e a gente só tem a agradecer a presença do programa na escola”, completa.
O Proerd foi instituído no Estado do Piauí através da Lei nº 5.433 de 29.12.2004, na qual consta a criação a Coordenadoria Estadual do Proerd e as Coordenadorias Regionais, bem como seus objetivos, forma de atuação entre outros. Na capital conta com uma equipe de instrutores e mentores, que além das atividades em sala de aula, participam e executam outras atividades no tocante a realização de Cursos, Palestras, encontros pedagógicos, organização de solenidades de Formaturas Proerd, eventos de divulgação do programa.