Respeito, compromisso e acolhimento são alguns valores mensuráveis que faz parte da história do Hospital da Polícia Militar que comemorou ontem, dia 02 de maio de 2016, 30 anos de incumbência prestado a sociedade Piauiense.
O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí teve algumas fases no processo embrionário, que iniciou com o coronel Canuto, que foi responsável pelo seu funcionamento no prédio da casa Saló até1972, sendo transferido para o Quartel do Comando Geral, na Praça Pedro II, com apenas 01 enfermaria, abrindo novos caminhos para se solidificar na Medicina do Estado Piauí.
No ano de 1986, em um novo prédio, localizado na Avenida Higino Cunha, se consolida como referência para o atendimento da sua corporação. Somente no ano de 1992 o HPMPI passa atender a comunidade em geral, fazendo parcerias através dos convênios - IAPEP, PLAMTA, PAIS, ampliando assistência medica hospitalar, prevenindo e promovendo saúde para a população Piauiense.
Com a Lei.6.792 de 2006, o hospital inicia nova fase de alta complexidade, hoje com 99 leitos 08 salas de cirurgias,12 mil atendimentos mensais, 700 cirurgias por mês, 02 UTI’s em fase de construção a serem entregues em junho deste ano e em processo de licitação o centro de diagnóstico de imagens. O Hospital da Polícia Militar se firma atendendo pessoas de todo o Estado do Piauí. De acordo com o Diretor do Hospital, coronel RR Adersino existe um projeto para ampliação do hospital para a construção de 50 leitos para o ano de 2017, assegurados por emendas parlamentares do deputado Fábio Abreu.
O Comandante da PMPI, coronel Carlos Augusto, na oportunidade, relembrou o desafio feito pelo governador Wellington Dias, ao assumir o Comando da PM, de incluir o hospital no Sistema Único de Saúde - SUS,para receber investimentos do Ministério da Saúde,com beneficios de verbas do governo Federal para Reformas e ampliação de estrutura predial. Para o coronel Carlos Augusto “a Polícia Militar tem o melhor quadro de servidores do Estado,qualificados profissionalmente que realizar no dia a dia atividades medicas,sendo exemplo de referência para outros centros médicos com a missão de compromisso com a instituição e com o Estado entrando para a historia como um grande hospital de alta complexidade da capital do Piaui.
Texto e foto : Jardenya Bezerra