O Major Marques, subcomandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Piauí, conquistou o primeiro lugar entre os estrangeiros do 43° curso Restabelecimento e Manutenção de Ordem Pública Internacional, realizado na Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) em Lisboa, Portugal.
O oficial esteve por 30 dias na capacitação e foi selecionado pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais entre todos os concorrentes do Brasil. O Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, comemorou a conquista
“A vaga veio para o Piauí. Ele passou cerca de 30 dias em Lisboa, Portugal, na Guarda Nacional Republicana, na USHE. Ele esteve lá fazendo o curso de Choque Montado e para nossa alegria e nossa satisfação, ele foi o primeiro colocado entre todos os estrangeiros. Então, os parabéns do Comando-Geral. Foi um grande investimento que ele buscou dignificar e fazer jus aos investimentos da Polícia Militar do Piauí. Parabéns a PMPI, o estado, muito obrigado nosso governador Rafael e nosso secretário de segurança Chico Lucas por todos os investimentos em nossa instituição”, disse.
De acordo com o major, o curso promoveu técnicas em Controle de Distúrbios Civis (CDC) ou Choque Montado, para operadores de segurança pública. O objetivo agora é multiplicar todo o conhecimento adquirido ao longo da capacitação para a corporação piauiense.
“Eu agradeço ao comando por disponibilizar essa vaga e realmente o nosso curso foi intenso. Lá foi destinado a CDC aqui no Brasil. Lá foi restabelecimento e manutenção da ordem pública e todos os conhecimentos que foram adquiridos lá com certeza iremos repassar para nosso tropa”, finaliza o major.