Integrantes do Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí participam do Encontro Nacional de Músicos Militares e da 3ª Semana Musical do Choro de Caldas Novas, em Goiás. A Abertura dos eventos ocorreu nesta segunda-feira (16), com homenagens e apresentações no Centro de Convenções da Rodoviária de Caldas Novas.
No encontro, o capitão Eliseu Gomes, comandante e regente do Corpo Musical da PMPI, recebeu a medalha do Mérito Musical “Major Eurípedes Furtuoso”, concedida pelo Corpo Musical de Goiás aos maestros e regentes de todo o país.
“É muito importante a nossa participação nesse evento. São 15 estados da federação aqui e viemos representar o Piauí. Essa medalha é o reconhecimento do trabalho que a gente está desempenhando; medalha outorgada pelo Corpo Musical de Goiás aos maestros de todas as polícias presentes no evento, reunindo mais de 150 pessoas”, disse Elizeu.
Além disso, o encontro nacional visa ainda aprimoramento técnico dos componentes das bandas militares, com workshops, oficinas técnicas e estudos. “Vamos participar de vários momentos de estudos, apresentações e integração com as polícias de todo o Brasil. O evento tem previsão de término no sábado com uma grande apresentação no Shopping de Goiânia”, finaliza.
Neste ano, o Corpo Musical da PMPI celebrou seus 149 149 anos de existência, se consolidando como a mais antiga corporação musical do Piauí. A banda se tornou Patrimônio Cultural Piauiense, através da lei nº 7.901 de 15 de dezembro de 2022 e possui um importante acervo de partituras que guarda documentos musicais históricos piauienses.