A SESAPI anunciou no ano passado autorização de obras da UTI e aquisição de equipamentos cardiológicos para otimização dos serviços do Hospital da Polícia Militar. Atualmente, verifica-se o andamento positivo do processo de obras e vislumbra-se a melhor qualidade de atendimento dos pacientes.
A construção de 10 leitos de UTI está com mais da metade da obra em andamento, com previsão para conclusão entre Junho e Julho da parte estrutural, sendo que a obra teve seu pontapé inicial no final do ano passado. O cronograma inicial da obra seria de seis meses, porém esse período será estendido. A UTI construída representará 20 por cento dos leitos que o Estado detêm hoje, sendo um processo extremamente importante para o Estado, significando crescimento de mais saúde para os piauienses e a possibilidade de ter clínicas importantes como a UTI tipo 2. O Diretor do hospital pontua que a clínica de ortopedia e geral são os carros-chefes do HPM.
O Secretário de Saúde autorizou a obra e equipamentos para a UTI, em decorrência da existência de emendas parlamentares do Deputado Federal Fábio Abreu, Deputado Federal Assis Carvalho e Deputado Federal Rodrigo Martins próximas de R$ 1.900.000.00, cujos recursos destinados a aquisição de novos equipamentos da UTI que estão em processo de licitação. É interessante citar que há a necessidade de montar um centro de diagnóstico no hospital , o que corresponde há equipamentos que darão suporte a UTI. O espaço para implantação desse centro já existe, localiza-se nas antigas instalações do Fundo de Saúde dos policias militares, para tanto o Secretário de Saúde já autorizou a compra de um tomógrafo e um ultrassom de última geração, o que permitirá o acoplamento de outros equipamentos que vão auxiliar em exames de cardiologia diversos, estando dentro do plano de ação do HPM a execução das obras em tempo hábil, objetivos a serem cumpridos nesse segundo semestre.
Texto: SAV Kleyzzy
Fotos: Jardênya Bezerra