INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
CFAP realiza com o HEMOPI campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea
13/04/2016 - 11:47  
  
Twitter 
Google+ 
Na manhã dessa quarta-feira, 13 de abril, o HEMOPI realizou palestra de sensibilização aos alunos do Curso de Formação de Soldados no Centro de Formação de Praças - CFAP da PMPI, para esclarecer a importância de ser doador e estar cadastrado no banco de medula óssea.
20160413 Palestra Hemopi,cfap
20160413 Palestra Hemopi,cfap
20160413_hemopi

O Tenente Coronel Sá Júnior, Comandante do CFAP, em contato com o HEMOPI foi motivado a iniciar a campanha de doação de sangue com os alunos do CFAP e com os moradores do entorno da unidade escola, que acontecerá nos dias 14 e 21 de maio.

O TC Sá Júnior ressalta que no juramento da PMPI, está escrito: “Mesmo com o sacrifício da própria vida o policial deve estar preparado para dar e salvar vidas”, e que será o primeiro doador dessa campanha que tem a meta de atingir 300 doadores, e para isso conta com o apoio da mídia para mobilizar pessoas para serem voluntários e multiplicadores dessa ideia.

O HEMOPI atende todo o Estado do Piauí com bolsas de sangue e realiza trabalho de conscientização para doação de sangue e cadastro de medula óssea. Os pré-requisitos para doação de sangue é ter entre 16 e 69 anos, medir acima de 50 quilos e levar documento com foto no dia da doação. Ao final do procedimento o doador recebe um lanche.

A Supervisora de Capacitação de Doadores, Suzane Rocha, informa que os pré-requisitos para ser doador de medula óssea é ter idade 18 a 55 anos e estar saudável. O trabalho do HEMOPI é apenas cadastrar pessoas e recolher 10 ml de sangue, onde o material coletado vai para o laboratório da UFPI para fazer um exame de HRA. Essa amostra é um histórico de compatibilidade e seu mapeamento genético será enviado para o Instituto Nacional do Câncer – INCA, no Rio de Janeiro, que será cruzado com o banco mundial dos doadores – REDOME, com pacientes de leucemia e aplasia medular.

As chances de compatibilidade a cada 100 mil pessoas é de apenas 1 doador. Os pacientes têm 25% de chance quando o doador é da própria família, quando ocorrer 100% de compatibilidade só então haverá esta doação de medula do cadastrado para o paciente. A coleta é realizada em Recife e Natal custeado pelo Ministério da Saúde com direito a acompanhante.

O aluno Pablo do 5º Pelotão, participante da palestra, relata da conscientização da reposição das bolsas de sangue, “porque todos os dias há essa necessidade do HEMOPI, devido às intervenções cirúrgicas e acidentes”. O futuro colaborador da Força Policial não era cadastrado no sistema de medula, entretanto a palestra o incentivou a participar da campanha, visto que terá o dever de guardar vidas e que a população pode contar com os alunos do CFAP.

A aluna Jéssica agradece o trabalho do HEMOPI, e diz que o trabalho da PMPI é estritamente parecido, pois tem o objetivo de salvar vidas, que ser PM está além de atender ocorrências e de salvar pessoas do perigo do crime, mas também de ajudar a população nessa campanha onde poderiam ocorrer possíveis necessidades e enfermidades da nossa sociedade e que dependem da solidariedade das pessoas para serem salvas. E que é cadastrada no banco de medula e sabe da importância que é ser doador, e as dificuldades de encontrar pessoas compatíveis, e os alunos estão empenhados a participarem e serem divulgadores dessa campanha.

Texto: Jardenya Bezerra e foto: Jardenya  Bezerra e Sgt F Carvalho
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br