O governador Rafael Fonteles realizou nesta quarta-feira (06), o lançamento oficial da Patrulha Cidadã, novo programa preventivo para garantir a segurança da população, através do policiamento comunitário. Na solenidade, foram entregues mais de 130 viaturas para a Polícia Militar do Piauí, sendo 30 para a patrulha.
O coronel Scheiwann Lopes, Comandante-Geral da PMPI, agradeceu a sensibilidade do governador pela atenção dada às forças de segurança. Na ocasião, ainda foram entregues duas ambulâncias para o Corpo de Bombeiros.
“Nós agradecemos demais a sua sensibilidade em apoiar a Polícia Militar e garantir que nós possamos estar cada vez mais próximos do povo. Essa é a nossa missão. Não existe uma polícia indo de contra os anseios do povo. Em menos de um ano o nosso governador garantiu o retorno da Patrulha Cidadã, policiamento comunitário”, disse o comandante.
Para o líder do executivo estadual, o novo programa vai garantir mais segurança e paz social, principalmente nas áreas mais violentas. “Vai garantir mais segurança, mais paz social e acredito muito no policiamento comunitário e claro, em nossa polícia temos que investir em todas as áreas, mas essa área em especial vai dar bons frutos para garantir especialmente nas comunidades mais violentas, uma segurança pública melhor, salvando vidas e evitando furtos e roubos”, destacou Rafael Fonteles.
Com o objetivo de promover a potencialização da segurança aos cidadãos e o patrimônio público e privados de maneira geral, a Patrulha Cidadã fará o policiamento preventivo e repressivo em Teresina, em apoio às demais modalidades de policiamento, através da visualização em pontos predeterminado do aparato policial, inibindo ações delitivas de pequena e grande monta através dos pontos básicos em locais estratégicos.
As viaturas que foram entregues, de modelo Duster, foram adquiridas com recursos oriundos do Tesouro Estadual, avaliado em mais de R$ 17 milhões, para reforçar o policiamento ostensivo em todo o estado, bem como fazer parte do corpo da Patrulha Cidadã. As viaturas são equipadas com barras sinalizadoras de teto (sinalizador acústico-visual), rádio transceptor digital, capacidade para cinco pessoas, direção assistida, ar-condicionado e compartimento de transporte de presos.
Para os Bombeiros, as ambulâncias de suporte avançado são equipadas com sinalizador óptico e acústico, equipamento de rádio comunicação, dois suportes de soro, cadeiras de rodas dobráveis e instalação de rede portátil de oxigênio. Com as novas ambulâncias, os atendimentos pré-hospitalares às vítimas de acidentes (politraumatizados), terão uma melhoria, possibilitando um serviço mais ágil.