Ontem (28), o Governador do Estado, Wellington Dias, enviou mensagem à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí propondo alteração na Lei de Organização Básica da PMPI e na Lei de Promoção de Oficiais.
As alterações propostas aumentam o número de vagas nos Quadros de Oficiais e Praças da Corporação. Propõe, ainda, que as promoções dos Oficias e Praças, a partir do ano de 2017, sejam realizadas em data única, 25 de junho (promoção de Oficiais) e 19 de novembro (promoção de Praças), datas que marcam o aniversário da Polícia Militar do Piauí e o Dia da Bandeira, respectivamente.
Dentre as alterações propostas, o Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa, prevê a criação de Batalhões da Polícia Militar na Vila Irmã Dulce, em Teresina, e nas cidades de Água Branca, Bom Jesus, Jose de Freitas e Paulistana. Além disso, a proposta sugere alterações na área administrativa da Corporação, com a fusão de Diretorias e criação da Diretoria de Inteligência, do Centro de Educação Profissional, da Coordenadoria Geral de Operações e do Comando de Operações Aéreas, dentre outras, visando uma melhor otimização e prestação do serviço operacional pela Instituição.
A proposta foi encaminhada para a Assembleia Legislativa em regime de urgência prevendo que as vagas criadas para os postos do oficialato da Polícia Militar do Piauí sejam preenchidas metade no dia 21 de abril e a outra metade no dia 19 de novembro deste ano.
O Projeto de Lei foi elaborado pelo Estado Maior da Polícia Militar do Piauí e encaminhado pelo Comandante Geral, Coronel Carlos Augusto, ao Governador do Estado, Wellington Dias que, após discussão com as associações de oficias e praças e a participação do Secretário de Segurança, Deputado Federal Capitão Fábio Abreu, foi aprimorado e levado agora à apreciação da Assembleia Legislativa.
Segue abaixo quadro demonstrativo com o número de vagas criadas de soldado ao posto de coronel.