Durante a. manhã de hoje (07), ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), uma palestra voltada aos Comandantes e Subcomandantes de unidades policiais militares do interior e da Capital, sobre a identidade de gênero e ações ao tratamento do grupo LGBT.
Estiveram presentes na ocasião: o Subcomandante Geral da PMPI, Lindomar Castilho; a representante do grupo Matizes, Marinalva Santana; o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), Delegado Roberto Carlos; a representante do Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis, Maria Laura dos Reis; a defensora pública, Dr. Angélica representando; o coordenador de Direitos Humanos do Núcleo de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, Dr. Igo Castelo Branco; a Assessora de Políticas Públicas da Secretaria de Segurança do Estado, Capitã Enyra, dentre outras autoridades civis e militares.
O objetivo da palestra foi estreitar a parceria e dar continuidade ao trabalho de formação, sensibilização e conscientização da Polícia Militar do Piauí, no sentido de respeitar a orientação sexual e a identidade de gênero da população LGBT do Estado, a fim de que os comandantes possam pensar em ações que atendam adequadamente as abordagens a este grupo.
Segundo Maria Laura dos Reis, “Os movimentos sociais trouxeram esta demanda de formações para policiais militares no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças- CFAP.”, afirma a representante do Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis. Além dos policiais militares, estes movimentos visam participação também na formação de outros componentes da Segurança Pública, como os bombeiros militares e guardas municipais.